Topo

Benfica aguarda volta de Júlio César do Fla e estuda cargo de diretor

Gilvan de Souza / Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, de Lisboa (POR)

20/02/2018 04h00

Com contrato até 28 de abril no Ninho do Urubu, o goleiro Júlio César voltou ao Flamengo para se aposentar e deve, enfim, ter a chance de reestrear pelo clube de seu coração na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Ainda sem planos definidos sobre o que irá fazer após o fim da carreira, o veterano de 38 anos pode virar cartola. O Benfica, sua ex-equipe, estudar oferecer um cargo em sua diretoria.

A princípio, não existe nada definido e o próprio jogador havia sinalizado inicialmente que iria descansar e viajar ao lado de sua família assim que pendurasse as suas chuteiras.

Com residência estabelecida em Lisboa, ele pretende retornar à capital portuguesa ao final de seu vínculo com o Fla. Entre outros motivos que pesam nesse sentido, a casa que comprou no último semestre e os negócios que mantém no setor imobiliário, com a reforma de apartamentos para revenda. A sua esposa Susana Werner, por sua vez, é dona de uma loja de roupas e acessórios e representa uma marca de açaí enquanto os filhos se encontram em pleno ano letivo.

Reverenciado pela torcida, Júlio César goza de grande prestígio no Benfica e tem relação estreita com a sua cúpula, especialmente, com o presidente Luís Filipe Vieira. Mesmo após rescindir o seu vínculo, recorreu à equipe para manter a sua forma enquanto decidia o seu futuro.

Conforme apurado pelo UOL Esporte, o time da Luz cogita um lugar para o ex-camisa 1 da seleção brasileira em sua área institucional. A possibilidade havia sido ventilada no fim do ano passado e voltou a ser discutida mais recentemente.

Ele chegou a representar o clube no maior evento de tecnologia da Europa, o Web Summit, realizado em Lisboa, no semestre passado.

Na ocasião, perguntado sobre o que faria após deixar os gramados, sugeriu que poderia seguir nos bastidores. “Ainda não sei (o que farei). Dentro ou fora do futebol? Talvez dentro, mas tenho outras coisas fora do futebol. Tenho de pensar no futuro da minha família”, afirmou.

Júlio César resolveu antecipar o fim de seu contrato e anunciar a sua saída do Benfica em comum acordo, segundo ele, por não se sentir mais motivado e não render mais nos treinos o que poderia render. Nos últimos meses, chegou a perder a posição para o belga Mile Svilar, de apenas 18 anos, e virou reserva. As dores lombares sempre foram motivo de incômodo também.

O seu papel se restringia ultimamente mais a cicerone do compatriota Gabigol, que não vingou em Lisboa e voltou ao Santos na última janela de transferências europeia.

Com o título da Taça Guanabara, o Flamengo garantiu vaga na semifinal do estadual e também a vantagem do empate. A conquista abre caminho para que Júlio César participe de jogos no segundo turno, mas não foi batido o martelo sobre como isso acontecerá. O aval depende da necessidade do elenco dentro da análise da comissão técnica.