Topo

Fechado! Grêmio cumpre protocolo, e Arthur vai para o Barcelona em janeiro

Arthur, volante do Grêmio, atuará no Barcelona pelas próximas cinco temporadas - Lucas Uebel/Divulgação
Arthur, volante do Grêmio, atuará no Barcelona pelas próximas cinco temporadas Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/02/2018 19h02

Conforme apurou a reportagem do UOL Esporte na segunda-feira (19),o protocolo de venda de Arthur foi cumprido nesta terça (20). O Tricolor e o Barcelona ultimaram os detalhes da transferência, que se concluirá em janeiro. 

O Tricolor levará 30 milhões de euros (R$ 120 milhões).Serão três parcelas. O montante ainda poderia crescer 10 milhões de euros (R$ 40 milhões) em dois gatilhos. O primeiro deles quando Arthur atingir um número pré-determinado de partidas, outro quando o jogador renovar contrato pela primeira vez.

O Grêmio entende que condicionar um percentual sobre a próxima venda pode ser um tiro no pé. Levando-se em conta que a ida está sendo para um dos maiores clubes do mundo, é possível que o meio-campista de 21 anos não tenha outra venda significativa, pelo menos por enquanto.

Arthur ainda permanecerá no clube até janeiro de 2019. O jogador realizou exames médicos e assinou documentos na tarde desta terça-feira (20). No entanto a tendência é que a contratação ainda não seja oficializada pelo Barça ou mesmo pelo Grêmio, que tem jogo importante nesta quarta-feira pela Recopa. O contrato de Arthur com Barça será de cinco temporadas.

A conclusão do negócio cumpre protocolo detalhado pelo UOL Esporte na noite de segunda-feira. Foram, ao todo, três reuniões para que o acordo fosse selado desta vez. 

Com 21 anos, Arthur é cria da base do Grêmio e terá sua primeira oportunidade fora do país. Com uma lesão no tornozelo esquerdo, o jogador ainda não estreou nesta temporada. Ele, ainda, é observado por Tite e já tem uma convocação para seleção brasileira principal.