Topo

Unai testa Neymar com papel de Messi em esquema suicida contra Real Madrid

Neymar e técnico Unai durante treino do PSG - AFP
Neymar e técnico Unai durante treino do PSG Imagem: AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

24/02/2018 04h00

A função de Lionel Messi no Barcelona, centralizado, comandando as ações ofensivas, e com pouca responsabilidade de marcação, é o papel planejado para Neymar no Paris Saint-Germain, no duelo de volta contra o Real Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões – time espanhol tem a vantagem de 3 a 1 no confronto -. Testes já são feitos por Unai Emery em treinamento no PSG.

O novo esquema do PSG tem viés suicida por contar com a presença de quatro atacantes em campo. Seriam eles: Neymar, Di Maria, Mbappé e Cavani.

Os quatro atacantes ainda não estiveram juntos em nenhum momento na temporada. Para colocar em prática o esquema, Unai Emery tem mais três jogos antes de encarar o Real Madrid. O primeiro neste domingo, diante do Olympique de Marseille, no Parque dos Príncipes, pelo Campeonato Francês.

Na formação ainda mais ofensiva, o PSG atuaria com: Areola; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva (Kimpembe), Berchiche; Rabiot, Verrati e Neymar; Di Maria, Cavani e Mbappé.

Neymar seria o jogador mais recuado entre os quatro nas ações ofensivas. A faixa de atuação uma variação do meio para a esquerda – única diferenciação do papel de Messi no Barcelona, que atua do meio para a direita -, mas coma a liberdade de buscar a bola em qualquer um dos setores. Somente isso possibilitaria a entrada de Di Maria como titular no lado esquerdo do ataque. O esquema ainda teria no meio campo as presenças de Rabiot e Verrati.

Atualmente no PSG, Neymar ocupa o lado esquerdo do ataque, mas com liberdade de ação no centro do campo.

A possibilidade do novo posicionamento agrada a Neymar. No entanto, os brasileiros do PSG julgam como fundamental a entrada de Thiago Motta no meio-campo titular para maior liberdade ao camisa 10.

Outras alternativas trabalhadas por Unai Emey são a entradas de Daniel Alves no meio-campo, algo já realizado no decorrer do duelo de ida contra o Real Madrid, ou a manutenção do esquema 4-3-3, sendo a única dúvida a vaga de primeiro volante. Disputa é entre Giovani Lo Celso, Lassana Diarra e Thiago Mota.