Topo

Líder e dedicado no Santos, Gabigol produz mais que em "4 jogos" na Europa

Gabigol atuou em apenas 16 jogos na Europa, somando Inter e Benfica. Foram 351 minutos - Marcello Zambrana/AGIF
Gabigol atuou em apenas 16 jogos na Europa, somando Inter e Benfica. Foram 351 minutos Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/02/2018 04h00

Gabigol marcou quatro gols em quatro jogos desde que retornou ao Santos no mês passado. Os 100% de aproveitamento em campo levantam um questionamento: por que o camisa 10 não emplacou na Europa? O UOL Esporte conversou com profissionais do clube paulista e outros que trabalharam com o atleta no exterior. Os entrevistados são unânimes em dizer que faltaram oportunidades ao jogador no Velho Continente.

Foram apenas dez jogos pela Inter de Milão, da Itália, e mais seis pelo Benfica, de Portugal, a maioria entrando no decorrer dos jogos. No clube italiano, ele atuou apenas 186 minutos, equivalentes a dois jogos completos com descontos de três minutos cada. Na equipe portuguesa, Gabigol jogou somente 165 minutos – menos do que duas partidas completas.

No Santos, Gabriel é titular absoluto e ídolo da torcida. O desempenho dentro de campo, na visão dos envolvidos, é fruto de seu trabalho no CT Rei Pelé. O UOL Esporte apurou que, desde que chegou, o camisa 10 começa a trabalhar sempre uma hora antes do início programado pelo técnico Jair Ventura. Neste período, Gabigol realiza principalmente reforço muscular. Se não bastasse, o jogador ainda fica após as atividades no gramado, fazendo alongamentos e treinos físicos na academia.

Gabriel Barbosa também assumiu o papel de líder do elenco santista, à vontade para disparar broncas em jogadores menos motivados. Os companheiros de trabalho e integrantes da comissão técnica o consideram uma liderança positiva, assumindo papel deixado por Ricardo Oliveira.

Assim como Gabigol já confirmou em entrevistas coletivas no Santos, os profissionais deixam claro que o jogador pretende voltar ao futebol europeu para tentar provar que pode atuar longe da Vila Belmiro. O atacante está emprestado ao alvinegro praiano até o fim desta temporada.