Topo

Receita da Croácia acusa Modric de falso testemunho para inocentar técnico

Croata teria alterado depoimento para justificar dinheiro recebido por Zdravko Mamic - Behrouz Mehri/AFP
Croata teria alterado depoimento para justificar dinheiro recebido por Zdravko Mamic Imagem: Behrouz Mehri/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/03/2018 12h52

Autoridades tributárias da Croácia apresentaram uma denúncia contra Luka Modric, meio-campista do Real Madrid, por perjúrio (prestar declarações falsas à Justiça). O jogador foi testemunha de defesa de Zdravko Mamic, ex-treinador do Dinamo Zagreb (Croácia), em 2015. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo jornal croata Vecernji List.

Mamic foi julgado após acusações de desvio de dinheiro em negociações de jogadores – entre elas, a saída do próprio Modric ao Tottenham em 2008 – e por sonegação de 1,5 milhão de euros em impostos. Metade do valor pago pelo Tottenham ao Dínamo na época, cerca de 23 milhões de euros, pertenciam a Modric, mas mais de 50% do valor total ficou com a família de Mamic.

“Creio que o Dínamo obteve, por minha negociação com o Tottenham, 21 milhões, ou 23 milhões de euros. Parte deste dinheiro foi pago a mim também, com base em um contrato que assinei com o Dínamo sobre a divisão desta quantidade em 50-50 – acordo este com o senhor Mamic”, disse o jogador do Real Madrid em depoimento.

O croata indicou à Justiça que ele mesmo havia repassado o dinheiro em mãos a Mamic e sua equipe depois de sacá-lo em um banco. De acordo com a versão do ex-treinador, havia um contrato secreto, anexo ao oficial, no qual Modric cederia parte do dinheiro que receberia na negociação.

No entanto, as autoridades fiscais consideram que este segundo contrato foi anexado depois da negociação e que se trataria de um artifício para justificar o recebimento do dinheiro fora do acordo. Desta forma, a Fazenda croata acusa Modric de haver modificado seu depoimento durante a investigação para tentar inocentar Mamic.

Por conta do caso, Luka Modric poderia ser condenado a até cinco anos de prisão em seu país.