Topo

Promotor diz que morte de jogador será investigada como homicídio culposo

Torcedores prestam homenagem a Davide Astore, encontrado morto no domingo - AFP
Torcedores prestam homenagem a Davide Astore, encontrado morto no domingo Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

05/03/2018 13h09

O Ministério Público de Udine investigará a morte do jogador Davide Astori, como homicídio culposo. Capitão da Fiorentina, Astori foi encontrado morto, no domingo, dentro do quarto.

As primeiras informações dão conta de que o atleta teria sofrido parada cardiorrespiratória enquanto dormia por “causas naturais”.

Embora a hipótese preliminar seja de infarto, o responsável pela investigação Antonio de Nicolo, informou que o caso pode ser enquadrado como “culposo” (sem intenção de matar).

Isso porque, se comprovada a parada cardíaca como causa, a morte poderia ter sido evitada se houvesse melhor prevenção médica.

"É um dever determinar se a morte de Astori ocorreu devido a uma fatalidade ou se alguém deveria ter percebido isso antes", disse Nicolo ao "La Repubblica"

"Isso nos permitirá individualizar a responsabilidade se houve. Até o momento, ninguém é responsável por nada", acrescentou.

O corpo de Astori passará por uma autópsia nesta terça-feira para identificar a causa da morte. Em seguida, o corpo deve ser liberado e a Fiorentina já anunciou que o funeral deve ocorrer na quinta-feira.

Em memória do capitão da Fiorentina e ex-atleta da seleção da Itália, a Uefa prestará um minuto de silêncio nos jogos das oitavas da Liga dos Campeões.

Amigo de Astori escreve carta emocionada ao amigo

Jogador da Fiorentina, Riccardo Saponara relembrou os bons momentos vividos com Astori. Nas redes sociais, Saponara fez texto emocionado sobre o amigo.

"Meu capitão. Por que você não veio para tomar café da manhã com todos nós? Por que você não veio beber seu suco de laranja habitual? Agora eles nos dirão que a vida segue, que teremos que olhar para frente e nos levantar, mas qual será o seu sabor? Quem chegará todas as manhãs na cafeteria para aquecer o ambiente com aquele sorriso? Quem nos perguntará curioso o que fizemos na noite anterior para rir? Quem vai repreender os mais jovens e quem fará os experientes serem mais responsáveis? Quem formará o círculo dos "dois toques" em campo? Com quem vamos debater os episódios de Masterchef, restaurantes florentinos, séries de TV? Sobre quem apoiarei meu ombro no almoço após um treino cansativo? Volte”, escreveu.