Topo

FGF consegue manter valor e confirma árbitro de vídeo no Gre-Nal do Gauchão

Recurso será pago pelo Internacional, mandante do jogo que fecha primeira fase do Gauchão - VALERY HACHE / AFP
Recurso será pago pelo Internacional, mandante do jogo que fecha primeira fase do Gauchão Imagem: VALERY HACHE / AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/03/2018 19h06

O Gre-Nal 413 terá árbitro de vídeo. Nesta quarta-feira (7) a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) confirmou oficialmente a contratação de uma empresa especializada para dar suporte ao recurso. Nos últimos dias, o tema chegou a gerar polêmica pelo aumento do valor.

O UOL Esporte havia mostrado que o Gauchão iria contar com o árbitro de vídeo por um valor 40% mais barato do que o previsto pela CBF para o Brasileirão.

De acordo com a FGF, os valores chegaram a ser corrigidos pela empresa por conta das demandas de infraestrutura. A quantia chegou a subir para R$ 47 mil antes do acerto final.

Uma negociação manteve o valor do orçamento original: R$ 30 mil a serem pagos pelo time mandante, ou seja, o Inter.

A cotação inicial foi reajustada pela empresa sob o argumento de que seria necessário aluguel de um container para instalação dos monitores. A FGF bateu pé e pediu para que o equipamento do árbitro de vídeo seja instalado em uma sala do estádio Beira-Rio. O local será monitorado por seguranças e não terá visão do gramado.

Representantes da CBF já estão em Porto Alegre para acompanhar o treinamento final dos árbitros para uso do recurso. Até sexta-feira chegarão novos participantes da ação. Os equipamentos deverão ser instalados no estádio do Inter até sábado.

O sorteio do árbitro que apita o Gre-Nal acontece nesta quinta-feira, na sede da Federação Gaúcha de Futebol.

Internacional e Grêmio se enfrentam no domingo, às 17h (Brasília), em jogo que fecha a fase de classificação do Campeonato Gaúcho.