Topo

Grêmio dá venda de Arthur ao Barça como fechada; contrato não foi assinado

Lucas Uebel/Divulgação
Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/03/2018 20h02

O Grêmio trata a negociação com o Barcelona para transferência de Arthur como concluída. Nesta quinta-feira (8), os representantes do Tricolor na Espanha voltaram a se reunir com o clube catalão e saíram com um acordo sobre os termos do contrato. As partes, no entanto, ainda não assinaram nenhum documento que sacramenta a operação.

Arthur assinará por cinco temporadas com o Barça e só deixa o Grêmio em janeiro de 2019.

Nos últimos dias, os clubes debateram cláusulas como valor líquido da transferência, parcelamento, comissões e datas de quitação. Também houve análise sobre os gatilhos de rendimento que podem garantir mais receita aos cofres do Grêmio.

Arthur será negociado por 30 milhões de euros (R$ 120 milhões na cotação atual). O Barça fará o pagamento parcelado em três vezes e a primeira prestação será depositada no ato da assinatura do contrato, ainda sem data para ocorrer. O Grêmio ficará com 60% do valor.

O Barcelona também topou pagar cerca de 10 milhões de euros mediante objetivos a serem alcançados por Arthur. Um deles é a renovação contratual no Camp Nou.

Para fechar negócio, o Grêmio mandou dois representantes à Europa. Carlos Amodeo, CEO do clube, e Gabriel Vieira, advogado do Tricolor, se encontraram com dirigentes do Barcelona e trataram de cláusulas financeiras. O estafe de Arthur participou das três primeiras reuniões. O último encontro foi nesta quinta-feira.

Aos 21 anos, Arthur viveu uma ascensão meteórica na temporada passada. Promovido após dois anos no time de transição, ele entrou na equipe de Renato Gaúcho após lesão de Maicon e não saiu mais. Além de se firmar como titular, foi convocado para a seleção brasileira e passou e entrar no radar de gigantes da Europa.

Além do Barcelona, Inter de Milão, Monaco-FRA, PSG e Real Madrid também sondaram o jogador. O Monaco chegou a fazer proposta oficial, mas os valores foram considerados insuficientes. O Barça se encantou por Arthur e fez contato com o jogador logo após o titulo da Libertadores. Em uma reunião, o volante chegou a posar com a camisa do clube.