Topo

Após derrota em clássico para o Palmeiras, Dorival é demitido do São Paulo

Dorival Júnior deixou o comando do São Paulo após derrota no clássico - Daniel Vorley/AGIF
Dorival Júnior deixou o comando do São Paulo após derrota no clássico Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, em São Paulo

09/03/2018 11h25

Dorival Júnior não é mais o técnico do São Paulo. Após reunião realizada entre integrantes do departamento de futebol e a cúpula do clube nesta sexta-feira, foi decidida a demissão do treinador, que tinha contrato com o Tricolor até o fim deste ano. Ainda não foi definido quem será o substituto, mas André Jardine, Diego Aguirre, Jorginho, Leonardo, Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga e Cuca têm seus nomes especulados.

"Eu estou tranquilo, cara. Foi tudo em alto nível. Tentamos fazer o nosso melhor. Fizemos o nosso melhor, o principal objetivo no ano passado, que era não cair e nos entregamos ao trabalho. Você sabe disso. Mas futebol é assim e vamos em frente. As pessoas foram bem respeitosas aqui, nós também fizemos e tentamos dar o nosso melhor', disse Dorival ao blog do Praetzel.

Jardine, que estava de férias, vai assumir interinamente o cargo e já comanda o treino desta sexta. Em nota oficial, o São Paulo afirmou que a diretoria se manifestará sobre o assunto em entrevista coletiva à tarde, no CT da Barra Funda. No domingo, no Morumbi, o time enfrenta o Red Bull e precisa de um triunfo para garantir a primeira colocação no seu grupo. A principal organizada do clube, a Independente, já convocou um protesto para ninguém entrar no estádio.

A derrota do São Paulo para o Palmeiras por 2 a 0 nesta quinta-feira (8) foi decisiva para a queda de Dorival. Com o resultado, a equipe fechou a primeira fase do Paulistão sem vencer clássicos (também perdeu para o Corinthians e o Santos).

Apesar da classificação para as quartas de final, a campanha da equipe é bastante irregular no estadual: são 14 pontos conquistados em 11 jogos, com quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas, tendo 42,4% de aproveitamento.

Boa parte dos diretores que trabalham no Morumbi já não acreditava no trabalho de Dorival desde a derrota para o Santos, mas o treinador seguia com o voto de confiança de quem está no dia a dia no CT da Barra Funda, como Raí, Ricardo Rocha e Lugano. Porém, a pressão sobre os integrantes do departamento de futebol aumentou consideravelmente nos últimos dias e a troca no comando se tornou inevitável.

Contratado para substituir Rogério Ceni como técnico do São Paulo em julho do ano passado. No total, ele dirigiu o time em 40 partidas, com 17 vitórias, dez empates e 13 derrotas - aproveitamento de 50,83% dos pontos.