Topo

Revista inglesa escolhe Julio Cesar como nono melhor goleiro do século XXI

Goleiro foi lembrado pela vitoriosa passagem pela Inter de Milão - OLIVIER MORI-20.out.2010/AFP
Goleiro foi lembrado pela vitoriosa passagem pela Inter de Milão Imagem: OLIVIER MORI-20.out.2010/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/03/2018 20h11

A revista inglesa FourFourTwo divulgou nesta semana uma lista dos dez melhores goleiros do mundo no século XXI. E apenas um brasileiro figura na relação: Julio Cesar, atualmente no Flamengo.

O rubro-negro aparece na nona posição, à frente do francês Hugo Lloris. Em sua avaliação, a publicação relembra a vitoriosa passagem do brasileiro pela Inter de Milão entre 2005 e 2012.

“Uma vez descrito por ninguém menos que a lenda italiana Gianluca Pagliuca como o melhor do mundo, Cesar tomou o lugar de titular da Inter de Francesco Toldo”, diz o texto, que cita também a transferência para o futebol inglês, onde atuou entre 2012 e 2014.

“Uma passagem no fim da carreira pelo Queens Park Rangers foi infeliz, e, em janeiro de 2018, aos 38 anos, Cesar retornou ao Flamengo, o clube no qual ele começou a carreira. No entanto, seu maior momento veio na temporada 2009/2010, quando foi tão influente na tríplice coroa da Inter de Milão que acabou nomeado goleiro do ano pela Uefa”, completa.

Na temporada 2009/2010, a Inter de Milão conquistou o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Liga dos Campeões. No fim do ano, ainda faturou o Mundial de Clubes da Fifa.

Ainda de acordo com a revista, Julio Cesar “também provou ser o goleiro consistente que Taffarel, Marcos e Dida nunca conseguiram pelo Brasil, conquistando 87 convocações para a Seleção”.

A lista dos dez mais é liderada por Gianluigi Buffon (Itália), à frente de Iker Casillas (Espanha), Edwin Van der Sar (Holanda), Petr Cech (República Tcheca), Manuel Neuer (Alemanha), Oliver Kahn (Alemanha), Victor Valdes (Espanha) e David de Gea (Espanha).