Topo

Barcelona anuncia acerto para exercer opção de compra de Arthur em julho

Lucas Uebel/Gremio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/03/2018 08h15Atualizada em 11/03/2018 10h38

O Barcelona anunciou, neste domingo (11), que assinou opção de compra para ter Arthur, volante do Grêmio. Em comunicado oficial, o clube espanhol informou que poderá exercer a preferência em julho. O jogador, no entanto, só irá se apresentar no Camp Nou em janeiro.

A transferência custará 30 milhões de euros (R$ 120 milhões na cotação atual) aos cofres do time catalão e ainda tem cláusula bônus de R$ 36 milhões.

Grêmio e Barça se acertaram na última semana, após série de reuniões na Catalunha. O clube gaúcho ainda não se manifestou sobre o anúncio.

O Barcelona assinou opção de compra em virtude do Fair Play financeiro da UEFA. Sem poder contratar Arthur agora, o clube espanhol encontrou essa saída para avançar nas tratativas.

Além dos 30 milhões de euros, a operação a ser sacramentada em julho também tem gatilhos que aumentam o valor a ser pago ao Grêmio. O UOL Esporte mostrou que um dos itens é a presença de Arthur na lista final de jogadores que disputam o prêmio Bola de Ouro.

Arthur, 21 anos, está no Grêmio desde 2010 e virou titular na temporada passada. O Barça começou a negociar com o jogador e o clube gaúcho em dezembro e, inclusive, gerou desconforto na arrancada das tratativas. Tudo por uma foto vazada onde o volante apareceu vestindo a camisa do time catalão.

Além do Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, PSG e Monaco também sondaram a situação de Arthur. O desejo do jogador e a investida forte do Barça não deram brecha para outro final.