Topo

Fuga de rival e mando. O que vale a rodada final para times de SP, RS e MG

São Paulo de Cueva ainda busca primeira colocação do grupo no Paulista - Marcello Zambrana/AGIF
São Paulo de Cueva ainda busca primeira colocação do grupo no Paulista Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

11/03/2018 04h00

A rodada final da fase de classificação de três importantes estaduais será disputada às 17h (de Brasília) deste domingo com oito de nove times da Série A já garantidos nas quartas de final. Porém, com exceção de Cruzeiro e América-MG, as demais equipes entram em campo em busca de pontos que podem ser importantes nas fases seguintes dos campeonatos Paulista, Gaúcho e Mineiro.

Entre estes nove clubes, apenas o Grêmio não está garantido nas quartas. O atual campeão da Libertadores usou um time reserva nas primeiras rodadas, flertou com o rebaixamento e precisa de uma vitória neste domingo para avançar. Já Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Atlético-MG e Internacional jogam por objetivos distintos. Todos os jogos serão disputados às 17h (de Brasília).

Veja abaixo o que está em jogo para os times da Série A de Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul neste domingo:

Paulista - veja tabela aqui

Apenas uma vaga para as quartas de final do Campeonato Paulista está aberta, mas a disputa por vantagem de mando de campo na fase final traz importância a todos os jogos envolvendo os grandes do Estado.

De acordo com o regulamento do Paulista, os pontos obtidos nas fases de mata-mata seguem sendo somados. Assim, a colocação geral da fase grupos não é definitiva e a soma de pontos até mesmo para as equipes classificadas é importante para eventuais vantagens nas semifinais e final.

Neste cenário, o Corinthians enfrenta o Botafogo em Ribeirão Preto de olho em mais pontos para ter o direito de decidir em casa na semifinal e até mesmo em uma eventual decisão. Já garantido na primeira colocação do Grupo A, o time é o atual segundo colocado geral do campeonato, três pontos atrás do Palmeiras (23 a 20).

Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras busca pontos de olho em vantagem nas fases seguintes
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Os corintianos também vão ficar de olho nos outros jogos da rodada para conhecer o seu adversário nas quartas. O Ituano, que recebe o Palmeiras, tem um ponto de vantagem para o Bragantino, que joga em casa contra o São Caetano. Quem terminar a rodada na frente enfrentará o Corinthians nas quartas de final, que serão disputadas em duas partidas.

Na mesma situação está o Palmeiras, que com um empate em Itu confirmará a primeira colocação geral da fase de grupos e ficará mais próximo de vantagem no mando de campo na semifinal e final. Nas quartas, seu adversário será o Novorizontino.

Para o São Paulo, a vaga foi garantida mesmo com a campanha aquém do esperado. Mas a preocupação tricolor com a rodada é mais imediata do que a dos rivais. Na frente do São Caetano graças ao saldo de gols, o clube precisa de um resultado igual ou melhor do que o time do ABC para ter a vantagem de decidir em casa nas quartas. O São Paulo encara o Red Bull no Morumbi e o São Caetano visita o Bragantino.

O Santos, por sua vez, também precisa pontuar contra o São Bento em casa para garantir a vantagem de decidir em casa na próxima fase. Um empate já será o suficiente caso o Botafogo-SP não consiga uma improvável goleada por mais de seis gols de diferença contra o Corinthians.

Gaúcho - veja tabela aqui

De todos os jogos deste domingo, o clássico Gre-Nal é o que tem mais elementos para ser emocionante. Com uma vitória, mais do que garantir a primeira colocação geral, o Internacional pode eliminar o seu maior rival Grêmio, atual oitavo colocado. Neste cenário de derrota ou até mesmo empate no Beira-Rio, o time gremista precisaria torcer para o Juventude, que encara o Veranópolis em casa, não vencer na última rodada. Uma vitória na casa do rival classifica o Grêmio.

Seja qual for o resultado, um Internacional x Grêmio antecipado nas quartas de final - em jogo único - se torna possível. Os dois times entram em campo na primeira e oitava colocação, respectivamente, e se enfrentarão se as posições não se alterarem ao final da rodada. Com a tabela embolada, com seis pontos separando o líder do nono colocado, diversas combinações de resultado podem levar à realização de um novo clássico no Beira-Rio.

Independente da possibilidade de um novo clássico, o Grêmio tem a remota chance de chegar à quarta colocação e ter a vantagem de jogar em casa nas quartas de final. Para isso, precisar vencer o Inter e torcer por derrota do Veranópolis, empate do Avenida e empate no duelo São Luiz x São José.

Para o Inter, a vantagem de jogar em casa já está garantida para as quartas de final. Porém, a soma de pontos se torna importante, já que o regulamento do Gáucho prevê a vantagem de jogar o segundo duelo da semifinal e o da decisão ao time com melhor desempenho em todo o campeonato, incluindo as fases eliminatórias.

Renato Gaúcho - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio ainda busca vaga nas quartas do Gaúcho
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Mineiro - veja tabela aqui

Se Cruzeiro e América-MG entrarão em campo no domingo apenas para cumprir tabela, o Atlético-MG tem um confronto com muito em jogo diante do Tombense. A vaga já está garantida, mas o Galo precisa de uma vitória para garantir a disputa do jogo único das quartas de final em casa. Na terceira colocação com 15 pontos, o Atlético-MG corre o risco de terminar até na sexta colocação em caso de tropeço.

O Cruzeiro (28) já está garantido na primeira colocação geral e terá a vantagem de decidir em casa até a decisão. Assim, o duelo com o Patrocinense tem o valor de amistoso para o Cruzeiro. Em um segundo lugar definitivo, o América-MG também garantiu este benefício até a semifinal. Para o Atlético-MG, a possibilidade de decidir em casa só existirá caso os confrontos não sejam contra os dois maiores rivais.