Topo

Herói e vilão: Vasco reencontra Rafael Vaz pela Copa Libertadores

Rafael Vaz é anunciado como reforço da Universidad de Chile - Divulgação
Rafael Vaz é anunciado como reforço da Universidad de Chile Imagem: Divulgação

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/03/2018 04h00

Um reencontro em especial marcará o duelo entre Vasco e Universidad de Chile (CHI), nesta terça-feira, em São Januário, pela estreia na fase de grupos da Copa Libertadores. O Cruzmaltino terá pela frente o zagueiro Rafael Vaz, que defendeu o clube por quatro temporadas e depois se transferiu para o rival Flamengo.

O defensor viveu altos e baixos em São Januário, mas ficou marcado pelos gols decisivos contra o próprio rubro-negro, diante do CRB - no último minuto que classificou o time de fase na Copa do Brasil - e, principalmente, frente ao Botafogo, que decretou o título carioca de 2016.

Ao não chegar a um acordo de renovação e se transferir para o Ninho do Urubu, Vaz perdeu prestígio com os vascaínos e ficou longe de ser uma unanimidade entre os flamenguistas. Ele foi muitas vezes vaiado e acabou sendo emprestado para a equipe chilena nesta temporada.

Vivendo a expectativa de ser titular pela primeira vez na La U, Rafael Vaz analisou o confronto com o Vasco.

“A expectativa é muito grande e não só na La U. Como o Chile não foi para a Copa, esse é o torneio mais falado aqui no país. Há grande responsabilidade dos times chilenos em fazer um bom torneio. A gente sabe a dificuldade que vai ser jogar contra o Vasco em São Januário, onde conheço muito bem. Mas estamos no caminho certo e temos tudo para fazer uma grande partida. Libertadores é Libertadores”, disse ao SporTV.

Treinador de Vaz no Flamengo, Zé Ricardo elogiou o zagueiro. "Rafael é um grande zagueiro. Acho que vai se encaixar bem no time deles. Uma equipe de bola no chão e ele tem qualidade para sair com a bola. Temos que ter cuidado com ele nas bolas paradas".

Pelo Vasco, Rafael Vaz disputou 47 jogos e fez 10 gols. No Flamengo foram 79 partidas e 2 gols.