Topo

Fifa prorroga punição de Del Nero por 45 dias

Del Nero foi afastado em dezembro por 90 dias. Fifa decidiu ampliar punição ao dirigente - Foto: AFP
Del Nero foi afastado em dezembro por 90 dias. Fifa decidiu ampliar punição ao dirigente Imagem: Foto: AFP

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/03/2018 11h01

O Comitê de Ética da Fifa ampliou a punição a Marco Polo Del Nero por mais 45 dias de qualquer atividade relacionada ao futebol. A entidade já havia suspendido o dirigente provisoriamente por 90 dias, em 15 de dezembro. O vencimento da punição anterior ao cartola, portanto, ocorreria nesta quinta-feira.

Del Nero vem sendo investigado pela Justiça dos Estados Unidos sob a acusação de integrar esquema de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos de transmissões televisivas de competições da América.

O Comitê de investigação da Fifa concluiu a investigação sobre o Del Nero nesta semana. Com a prorrogação da punição, a Fifa terá mais tempo para apresentar a acusação contra Del Nero, assim como a defesa do cartola ganhará tempo para defesa. Nestes 45 dias adicionais, sairá o julgamento definitivo pelo Comitê de Adjudicação da Fifa.

A defesa de Del Nero será mantida, alegando que o cartola é inocente e que não há prova de que ele tenha recebido dinheiro oriundo de contratos televisivos. O UOL Esporte apurou que os envolvidos no processo consideram improvável a absolvição de Del Nero.

A decisão de barrar Del Nero temporariamente do futebol acontece em meio a investigação em Nova York sobre relações comerciais de torneios da América.

Del Nero foi citado por ex-dirigentes em depoimentos na corte em Nova York. Desta forma, a comissão disciplinar na Fifa cobrou do presidente da CBF explicações sobre as denúncias de que recebeu propina. Foram anexadas provas do processo ao procedimento no âmbito esportivo.

Ex-executivos da Traffic e Torneos, que tinham direitos de competições, acusaram Del Nero de receber subornos por contratos. No total, é apontado que o dirigente ganhou US$ 6,5 milhões em propinas por acordos da Libertadores e da Copa América. Del Nero nega as acusações.

O dirigente permanece no Brasil. Como não há acordo internacional entre os dois países, Del Nero não tem participado dos depoimentos à Justiça norte-americana, em Nova York.

Del Nero terá aliado no comando da CBF

Embora suspenso do futebol, Del Nero manterá o controle da CBF. Isso porque o dirigente conseguiu fechar chapa única para a presidência da CBF, marcada para abril. O candidato único, Rogério Caboclo (diretor executivo da entidade) é aliado de Del Nero.

Após articular junto a Marco Polo Del Nero sua candidatura única para a próxima eleição da CBF, o atual CEO e futuro presidente da entidade, Rogério Caboclo, já age politicamente para deixar o terreno mais tranquilo durante seu mandato. Se na última semana os encontros eram com federações para viabilizar sua vitória no pleito, o papo agora é com clubes.

Ciente da insatisfação de parte dos times das séries A e B com o processo que confirmou sua candidatura única, Caboclo convocou reuniões com presidentes e principais dirigentes de cada um dos 40 clubes para amenizar a pressão e espantar uma crise que se desenhava entre as partes.