Topo

Futebol americano, futsal e time feminino. Bebeto e seus 4 meses no Galo

Bebeto de Freitas foi apresentado como diretor do Atlético em 14 de dezembro de 2017 - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Bebeto de Freitas foi apresentado como diretor do Atlético em 14 de dezembro de 2017 Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

14/03/2018 04h00

Bebeto de Freitas estava na sua quarta passagem pelo Atlético-MG. Diferentemente das vezes anteriores, em 1999, 2001 e 2009, o dirigente não estava diretamente ligado ao futebol. O cargo de diretor de controle e administração deixava claro que Bebeto tinha outras prioridades neste retorno ao clube mineiro, tanto que ele esteve poucas vezes na Cidade do Galo nesses quatro meses em que ocupou o cargo.

Por acaso, justamente em uma rara passagem pelo local acabou morrendo na última terça, vítima de um parada cardíaca. Bebeto de Freitas estava no CT do Atlético para apresentar um de seus projetos, a chegada de uma equipe de futebol americano, o Galo FA. O clube assinou uma parceria com o Eagles BH, que até o ano passado representava o Cruzeiro, e foi campeão nacional da modalidade.

“Tivemos uma oportunidade de ouro para ter uma equipe campeã, em um esporte que vem crescendo muito no Brasil. Além disso, aqui em Belo Horizonte, nossos rivais já tinham seus times e não podíamos ficar fora disso”, comentou Bebeto de Freitas, que ainda explicou o futebol americano não vai tirar um centavo sequer do futebol.

“Já estava tudo pronto. É um time que está montado e é o atual campeão nacional, além disso, eles já contam com patrocinadores e não tem um custo para o Atlético. Por tudo isso, não poderíamos perder essa oportunidade de colocar a marca do Galo em uma das modalidades que mais crescem no país”, disse o dirigente, momentos antes de seguir para o hotel da Cidade do Galo, local em teve parada cardíaca.

Com origens no vôlei, ampliar o número de esportes praticados no Atlético era um dos desejos de Bebeto de Freitas. Até por isso, o diretor de controle e administração estava liderando outros projetos, como a montagem de equipes de futsal para garotos, que posteriormente poderiam ser aproveitados nas categorias de base do clube, além do futebol feminino.

Por exigência da Conmebol, a partir de 2019 as equipes que disputarem a Copa Libertadores ou a Copa Sul-Americana vão precisar de contar com um time de futebol feminino. Como o Atlético não tem, estava nas mãos de Bebeto de Freitas essa missão.

O retorno de Bebeto de Freitas ao Atlético foi confirmado em 14 de dezembro. Antes de voltar ao Galo, ele era o secretário de Esporte e Lazer de Belo Horizonte.