Topo

Perto de fim de contrato, Barça caça interessados para Douglas no Brasil

Michael Regan/Getty Images
Imagem: Michael Regan/Getty Images

Marcus Alves

Colaboração para o UOL Esporte, de Lisboa (POR)

16/03/2018 04h00

O futuro do lateral direito Douglas passa longe de Lisboa, onde atualmente defende o Benfica, e, se depender do Barcelona, o seu próximo passo pode ser o retorno ao Brasil. Os representantes catalães têm consciência de que o jogador de 27 anos planeja cumprir o seu contrato até o fim, em junho de 2019, e querem evitar que se repita o "drama" do verão passado na última temporada que ainda resta.

Na ocasião, Douglas provocou mal-estar ao impor condições para a sua saída, dificultou a caça por interessados no mercado e arrastou a definição até o último dia da janela de transferências, em 31 de agosto, quando, enfim, fechou com o Benfica. Mesmo o seu estafe admitiu naquela altura que havia esticado a corda até o seu limite.

Por isso, conforme apurado pelo UOL Esporte, o Barcelona agora se antecipou e, para não enfrentar o mesmo desgaste, caça um destino para o lateral no Brasil. Em conversas informais, representantes dos espanhóis puseram o seu nome na mesa.

Entre os consultados, estão Flamengo, Atlético-MG e Grêmio, que bateu o martelo para a ida do volante Arthur ao Camp Nou recentemente.

Recusou ida ao Cruzeiro

Essa não é a primeira vez que a volta de Douglas ao futebol brasileiro é cogitada. Em 2016, o Cruzeiro teve uma proposta para compra em definitivo aceita pelo Barcelona, porém, esbarrou na resistência do jogador em deixar a Espanha. A equipe celeste sinalizou com um contrato de cinco anos e ainda deixaria um percentual com os blaugranas.

As cifras salariais não agradaram a Douglas, que também alegou, segundo publicado pelo “Mundo Deportivo”, o roubo de documentos para não comparecer a uma reunião para tratar do assunto.

Em publicação recente através das redes sociais, ele deixou uma mensagem enigmática sobre o seu momento. “A paciência é a chave para todo problema que não depende de você”, escreveu.

Sem espaço no Benfica

A temporada de Douglas em Lisboa não tem sido das mais proveitosas. Em manchete após mais uma ausência da lista de relacionados do Benfica, o jornal português "O Jogo" sugeriu que o lateral direito se encontrava perdido no "deserto". 

Fora dos planos, o atleta emprestado pelo Barcelona entrou em campo somente duas vezes em 2018, uma delas como titular, e segue preterido pelo técnico Rui Vitória, que abre mão do ex-são-paulino até mesmo em seu banco de reservas. Ele já ensaiou improvisar o argentino Eduardo Salvio no lugar do titular André Almeida para não ter de escalar o brasileiro e promoveu o garoto Alex Pinto da base pensando na próxima temporada.

Com apenas 642 minutos em campo em 2017/18, Douglas frequenta cultos de sua igreja, esteve em show do humorista brasileiro Tirullipa e encontra ex-companheiros como Lucas Evangelista, do Estoril, para preencher o tempo livre.