Topo

Ainda sem renovar com o São Paulo, Militão entra na mira do Porto

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/03/2018 04h00

O Porto, de Portugal, tem interesse em contratar Éder Militão, de 20 anos, uma das principais revelações do São Paulo. O garoto, que pode atuar como zagueiro, volante e lateral-direito, tem vínculo com o Tricolor somente até 11 de janeiro de 2019. Assim, pode assinar pré-contrato com qualquer outro clube, sem custos, a partir de 11 de julho deste ano. A equipe paulista corre para conseguir renovar com o defensor.

Os portugueses acompanham a situação de Militão desde o início do ano e consideram o cenário favorável para uma investida. Se atraírem o atleta diretamente, não será preciso nem sequer negociar com o São Paulo, mas só esperar o contrato com os tricolores chegar nos seis meses finais. Outras equipes europeias já fizeram sondagens ao jovem, mas até agora nenhuma ação se concretizou.

No Morumbi, a promessa de renovar com Militão vem desde dezembro, quando Raí substituiu Vinicius Pinotti no cargo de diretor-executivo de futebol. O ídolo e agora dirigente colocou a tarefa como prioridade, assim como o caso de Marquinhos Cipriano. O atacante também tem contrato prestes a vencer, só que já informou que não pretende estendê-lo e, desde 14 de março, já está livre para assinar com outros clubes.

Com Militão, entretanto, o Tricolor assegura que fará mais esforços. E isso passa por uma considerável valorização financeira. O camisa 13 não teve o contrato renegociado quando foi promovido ao elenco profissional no ano passado, o que é visto como um erro pela atual gestão. O garoto não custou a se firmar como titular, inclusive atuando improvisado na lateral direita, e se destacou mesmo com o time brigando para não cair no Campeonato Brasileiro.

O desempenho, a postura e o interesse de clubes da Europa fazem com que o São Paulo entenda que será preciso pagar muito mais do que normalmente acontece com atletas dessa idade. O tempo é curto para conseguir reverter esse cenário complicado. Militão tem 37 jogos como profissional, com três gols e uma assistência.