Topo

Uefa anuncia mudanças na Champions e libera 4ª substituição na prorrogação

Martin Meissner / AP
Imagem: Martin Meissner / AP

Do UOL, em São Paulo

27/03/2018 07h16

A Uefa anunciou nesta terça-feira (27) uma série de mudanças no regulamento de suas três principais competições e confirmou que, a partir da edição 2018-2019, os times poderão fazer a quarta substituição exclusivamente durante as prorrogações de jogos eliminatórios da Liga dos Campeões, Liga Europa e Supercopa Europeia.

Além disso, a entidade permitirá que 23 jogadores sejam relacionados por cada clube nas finais de cada uma das três competições na próxima temporada. Nas outras partidas continua valendo a regra de 18 atletas disponíveis para cada treinador.

Os clubes também poderão, a partir da próxima temporada, inscrever três novos jogadores para as fases mata-mata da Liga Europa e Liga dos Campeões sem restrições. Isso significa, por exemplo, que Phillipe Coutinho poderia jogar pelo Barcelona mesmo tendo disputado a fase de grupos pelo Liverpool caso a nova regra já estivesse em vigor.

Por último, haverá mudanças no horário base das partidas da Liga dos Campeões, que agora começarão 15 minutos mais tarde do que o usual, às 21h do horário central europeu – no Brasil existem variações devidos aos horários de verão local e europeu. Fora isso, na fase de grupos, a cada rodada duas partidas serão disputadas às 18h55 (CET) na terça e quarta-feira.