Topo

Fla rebate Juninho sobre suposto preconceito: "Desconhece nossa história"

Reprodução/SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em São Paulo

30/03/2018 17h25

As afirmações de Juninho Pernambucano sobre um suposto preconceito de parte dos torcedores do Flamengo com o lateral Renê por ele ser nordestino repercutiram na diretoria do clube. Por meio de seu site oficial, o Flamengo rebateu os comentários do ex-meia no SporTV nesta sexta-feira (30) e afirmou que o comentarista "desconhece" a história do time rubro-negro.

"O Clube de Regatas do Flamengo vem a público lamentar profundamente a acusação grave e infeliz e tem certeza de que o profissional desconhece profundamente a história rubro-negra escrita por Dida, Zagallo, Junior, Nunes, Bebeto, Obina, Ronaldo Angelim, entre outros."

A diretoria disse, que por o Flamengo ser um clube de massa e ter grandes torcidas em todos os Estados do Brasil, dificilmente haverá xenofobia e outras formas de preconceito entre os próprios rubro-negros.

"O Flamengo sempre estará à frente de todas as lutas. Seja contra o racismo, pela luta da mulher por respeito no trabalho, causas sociais e tudo que for relevante para construir um mundo melhor. Nosso DNA não combina com discriminação, muito menos com a xenofobia."

O clube ressaltou que a opção por não utilizar Renê "restringe-se a escolhas táticas, técnicas e físicas". "Vale ressaltar que o comentarista fez outras críticas, emitiu opiniões sobre atletas e o comando do clube. Democráticos e inclusivos que somos, respeitamos a liberdade de expressão, mas uma acusação de preconceito não podemos aceitar."

Entenda o caso

Toda a polêmica começou ainda na manhã desta sexta-feira (30). Durante o programa Seleção SporTV, o comentarista afirmou que o Flamengo "está uma bagunça" e acusou a torcida rubro-negra de pedir a saída do lateral Renê do time titular por ser nordestino.

"A torcida quem escalou o Vinicius Jr. Foi a torcida quem tirou o Renê. O time vai para uma semifinal precisando empatar e a torcida tira o Everton, que é decisivo, lá da ponta esquerda para improvisar na lateral porque tem que pôr o Vinicius e porque o Renê é ruim. Como o Renê chegou ao Flamengo se é ruim? Cada um tem sua característica. O Renê é feio, nordestino, e não é amigo de ninguém. O Brasil é preconceituoso e a torcida da massa é preconceituosa", disse Juninho.

Veja a nota oficial do Flamengo na íntegra

"O Renê é feio, nordestino e não é amigo de ninguém. O brasileiro é preconceituoso e a torcida da massa é preconceituosa". A afirmação é do ex-jogador e atual comentarista Juninho Pernambucano, feita hoje no "Seleção Sportv", para justificar a não utilização do lateral-esquerdo do Flamengo na partida da última quarta-feira (28).

O Clube de Regatas do Flamengo vem a público lamentar profundamente a acusação grave e infeliz e tem certeza de que o profissional desconhece profundamente a história rubro-negra escrita por Dida, Zagallo, Junior, Nunes, Bebeto, Obina, Ronaldo Angelim, entre outros.

Somos o time Mais Querido do Brasil por nossa pluralidade. Não somos uma "torcida de massa", somos uma Nação. Estamos espalhados nos 26 estados, no Distrito Federal, somos de todas as cores, credos, tamanhos e gêneros. Somos do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Somos do Brasil e do exterior. Somos todos, menos alguns! Na nossa arquibancada a mistura de sotaques, rostos, classe social e, tudo que forma o ser humano, estará sempre presente.

O Flamengo sempre estará à frente de todas as lutas. Seja contra o racismo, pela luta da mulher por respeito no trabalho, causas sociais e tudo que for relevante para construir um mundo melhor. Nosso DNA não combina com discriminação, muito menos com a xenofobia.

Vale ressaltar que o comentarista fez outras críticas, emitiu opiniões sobre atletas e o comando do clube. Democráticos e inclusivos que somos, respeitamos a liberdade de expressão, mas uma acusação de preconceito não podemos aceitar.

Por fim, a não utilização de Renê ou qualquer atleta do elenco restringe-se a escolhas táticas, técnicas e físicas, algo que certamente um comentarista e ex-jogador deveria saber.


Mais informações em instantes.