Topo

Grêmio ainda vê espaço no elenco e busca reforços para a defesa

Renato Gaúcho espera mais reforços para o elenco do Grêmio de olho na temporada 2018 - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Renato Gaúcho espera mais reforços para o elenco do Grêmio de olho na temporada 2018 Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/03/2018 04h00

O Grêmio ainda não trata o elenco principal como pronto para a disputa da temporada. Ao mesmo tempo em que se prepara para a final do Gauchão, o Tricolor observa o mercado em busca de nomes que possam compor o grupo em 2018. A ideia é garimpar reforços para o sistema defensivo: laterais e zagueiro.

Na zaga a ideia é ter uma opção canhota, que possa atuar como suplente imediato de Walter Kannemann. Com quatro zagueiros no grupo, o Tricolor tem improvisado quando sofre com a ausência do argentino. A ideia de usar Marcelo Oliveira na função já ficou no passado.

Já nas laterais a procura é mais urgente, principalmente na direita. Com Madson ainda oscilando, o Grêmio entende que Léo Moura fica sobrecarregado. Pela idade, o camisa 2 fatalmente será preservado durante a extensa agenda de jogos pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

Do lado esquerdo, Bruno Cortez é o titular pelo vigor físico. O suplente é um antigo dono da posição, mas que tem sofrido com lesões: Marcelo Oliveira. Em um cenário ideal, o Grêmio sonha em buscar peça polivalente. Ou seja, capaz de atuar nos dois lados do campo. Dentro dessa ideia, se justifica a consulta ao Santos por Zeca. Aos 23 anos, ele atua tanto na direita quanto na esquerda. Mas, no momento, a operação é considerada inviável na Arena.

"O elenco do Grêmio é excepcional, não perde para nenhum do futebol brasileiro. Pode disputar com qualquer um. Mas sempre pode ser bom agregar. Estamos contentes, mas não dá para descartar que vamos buscar um ou dois a mais", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, ao falar sobre a busca por reforços.

Do meio para frente, o Grêmio entende que está pronto. A chegada de André fecha o ciclo em busca de nomes para o setor ofensivo. No meio-campo, Cícero passará a ser usado como volante. E jogadores do time de transição, como Matheus Henrique, Jean Pyerre e até Patrick poderão ser chamados em caso de necessidade.

A ideia no Grêmio é agir, de forma intensa no mercado, a partir do final dos estaduais. E às vésperas do início do Campeonato Brasileiro. A tradicional movimentação no mercado nessa época deve favorecer a investida do Tricolor.