Topo

Zagueiro usa medicamento proibido e é afastado temporariamente no Atlético

Reserva de Thiago Larghi, Maidana ficará de fora temporariamente no Atlético-MG - Bruno Cantini / Atlético-MG
Reserva de Thiago Larghi, Maidana ficará de fora temporariamente no Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini / Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

30/03/2018 16h21

Contratado no início deste ano, o zagueiro Iago Maidana está temporariamente afastado do Atlético-MG. O motivo que levou o clube a impedir a participação do atleta nas próximas partidas foi o uso de um medicamento para tratar inflamações no ouvido que contém uma substância proibida pelo controle antidoping. Nesta tarde de sexta-feira, o médico Marcus Vinicius falou brevemente com a imprensa e explicou o caso, que aconteceu no início desta semana.

"Para nossa surpresa, na nossa folga da segunda-feira, o atleta Iago Maidana procurou um médico devido a uma otite. O médico, sem o conhecimento das práticas do esporte, passou medicamento proibido pela Wada (Agência Mundial Antidoping). Fizemos uma consulta junto a CBF e foi confirmado que o atleta está temporariamente afastado de qualquer competição até que a gente tenha segurança que o medicamento já foi eliminado do organismo dele", comentou o médico do Atlético.

Antes de comentar sobre a situação do jogador, Marcus Vinicius falou sobre as orientações que o departamento médico passa aos jogadores em todo início de temporada, lembrando também do recente caso envolvendo o atacante Otero. Há cerca de duas semanas, o venezuelano se submeteu a um procedimento estético sem o conhecimento dos médicos. Por isso, perdeu um treinamento na Cidade do Galo e começou a partida contra a URT, pelas quartas de final do Mineiro, no banco de reservas.

"O Otero fez um procedimento estético sem o nosso conhecimento e nós reunimos novamente os jogadores e esclarecemos sobre uma série de compromissos que eles têm conosco enquanto profissionais. No início do ano, em toda a pré-temporada, informamos por escrito sobre todas as normas que precisamos para que o clube funcione de maneira organizada. Isso foi feito no dia 22 de janeiro. Nesse comunicado que todos receberam, está incluído a visita e o uso de medicamentos sem prescrição dos médicos do clube. Além disso, eu faço uma reunião com todos eles e comunico pessoalmente, abrindo para perguntas e esclarecendo dúvidas. Depois do episódio do Otero, fizemos uma segunda reunião e agora fizemos uma terceira reunião", iniciou.

Desta forma, Maidana já não será relacionado a partir do próximo compromisso contra o Cruzeiro, neste domingo, iniciando a decisão do estadual. Ainda não há qualquer previsão de quando o jogador poderá ser reaproveitado pelo interino Thiago Larghi.