Topo

Na mira de grandes europeus, Malcom se reabilita na França após polêmica

Malcom tem 26 jogos como titular pelo Bordeaux e nove gols  - Jeff Pachoud/AFP
Malcom tem 26 jogos como titular pelo Bordeaux e nove gols Imagem: Jeff Pachoud/AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

03/04/2018 04h00

Um inverno complicado, com especulações de transferência, polêmica, e falta de gols. Malcom viveu fase ruim no Bordeaux recentemente, mas voltou a empolgar no Campeonato Francês com boas atuações. Agora, a expectativa do jogador é pelo fim da temporada e uma conversa com dirigentes para deixar o clube. Arsenal e Tottenham seguem como os principais interessados. Nesta segunda-feira, a revista francesa "France Football" também colocou o PSG e o Bayern de Munique como grandes que miram o brasileiro para a próxima temporada.

Malcom tem características valiosas que o colocaram como um dos cinco melhores jogadores do Campeonato Francês após as 10 primeiras rodadas. O rendimento, no entanto, caiu junto com o time a medida que os desfalques foram pesando.

O Bordeaux passou por momento complicado, beirou a zona de rebaixamento e Malcom foi perseguido pela torcida por publicar um vídeo dando risadas após a derrota do Bordeaux para o Caen, em janeiro.

Depois do problema e já com a janela internacional de transferências fechadas, Malcom ganhou moral por recuperar o bom rendimento mesmo com o desânimo após o insucesso das negociações com o Arsenal. O time teve quatro vitórias seguidas, e Malcom ainda foi eleito o melhor em campo no triunfo por 3 a 1 contra o arquirrival Lyon – fez um gol e deu uma assistência na partida.

Na última rodada, o brasileiro voltou a se destacar mesmo com a derrota por 2 a 1 contra o Guingamp. Ele fez o gol do time e recebeu nota 8 na avaliação do rigoroso jornal esportivo francês, L’Equipe. A publicação traz o brasileiro na 9ª colocação entre os melhores jogadores da competição - Neymar e Cavani são os dois primeiros lugares.

No Campeonato Francês são 26 jogos como titular e nove gols marcados. O brasileiro ainda contribuiu com seis assistências. O Bordeaux está na 12ª colocação, com 37 pontos, após 31 rodadas.

Busca por novo clube

Segundo apurou o UOL Esporte, Malcom ainda espera por uma transferência ao futebol inglês. O empresário Fernando Garcia mantém contatos com Arsenal e Tottenham e busca convencer o Bordeaux da negociação. O problema foi a grande valorização de Malcom no clube francês.

Malcom tinha preço estipulado no mercado de inverno em 30 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões). A procura de poderosos times ingleses e o bom rendimento no Bordeaux o deixou com o novo valor de para 45 milhões de euros (cerca de R$ 180 milhões). De acordo com o site transfermarket, especializado em mercado de futebol, foi a maior valorização de um jogador do Campeonato Francês em 2018.

Malcom foi vendido pelo Corinthians ao Bordeaux em 2016 em transação final no valor de 9,5 milhões de euros. O contrato com o Bordeaux é até junho de 2021.