Topo

Inter reinaugura placa de gol de Fernandão perdida em reforma do Beira-Rio

Presidente Marcelo Medeiros (e) Fernanda Costa (c) e Otávio Rojas (d) em inauguração - Marinho Saldanha/UOL
Presidente Marcelo Medeiros (e) Fernanda Costa (c) e Otávio Rojas (d) em inauguração Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/04/2018 11h41

Um gol (literalmente) de placa. Foi este o feito por Fernandão no clássico Gre-Nal 360, em 10 de julho de 2004. Aos 33 minutos do segundo tempo, em sua estreia, o camisa 9 eterno marcou de cabeça o milésimo gol em clássicos. 

O feito histórico recebeu homenagem em placa que ficava no vestiário do Beira-Rio. Mas acabou perdida durante a reforma do estádio para Copa do Mundo de 2014. 

E nesta quarta-feira (04), o hiato sem a lembrança teve fim com a reinauguração da placa, que agora ficará no Memorial de Fernandão, no estádio. O maior ídolo da história vermelha, morto em acidente de helicóptero em 2014, foi lembrado em evento na colocação da placa. 

"Tem ídolos que precisam ser lembrados por nome e sobrenome. Fernando Lúcio da Costa é um desses. É uma emoção muito grande lembrar dele ainda mais no dia do nosso aniversário (o Inter completa 109 anos nesta quarta)", disse o presidente Marcelo Medeiros. 

Fernandão está prestes a ter sua história no Inter ser retratada em peça de teatro, que estreia em agosto na capital gaúcha. 

"Essa era uma das poucas homenagens que o Fernando tinha visto em vida. Mas tenho certeza que ele vê todas elas. E no coração de todos os colorados ele segue vivo", afirmou a viúva do eterno capitão do Inter, Fernanda Costa. 

O Memorial do Inter fica nas galerias do estádio e é visível na entrada de torcedores pelo portão três para os jogos. Além da placa há fotos, textos, a camisa e as chuteiras utilizadas na conquista do Mundial de Clubes de 2006.