Topo

Temer se confunde em discurso e chama Corinthians de "Sociedade Esportiva"

Do UOL, em São Paulo

04/04/2018 13h29

O presidente Michel Temer se confundiu ao usar o nome do Corinthians durante um discurso realizado nesta quarta-feira (4). Durante a cerimônia de sanção da lei que flexibilizou o horário de transmissão do programa "A Voz do Brasil", Temer chamou o clube de "Sociedade Esportiva Corinthians".

"Sociedade Esportiva" é o nome do principal rival do Corinthians: o Palmeiras. Fundado em 1910, o clube alvinegro tem o nome de Sport Club Corinthians Paulista.

O equívoco de Temer aconteceu durante uma explicação sobre sociedade. O presidente usou o futebol para fazer um paralelo sobre seu entendimento de organização.

"Quando as pessoas acham que podem criar o direito a partir de sua mente e não sobre o que está escrito - seja literalmente ou sistemicamente -, você começa a desorganizar a sociedade. Quando se fala em sociedade, se fala em organização. Onde está a sociedade está o direito, onde está o direito está a sociedade", iniciou Temer, antes de citar o Corinthians.

"Posso citar, por exemplo, o Corinthians. Posso olhar a multidão que está em uma partida de futebol torcendo para o Corinthians e dizer: isto não é uma sociedade. Porque as pessoas vão lá desorganizadamente, vão assistir ao prélio esportivo".

"Mas eu saio de lá, entro em uma salinha onde vejo reunidas umas 20 pessoas, que é a chamada Sociedade Esportiva Corinthians. É a diretoria dessa sociedade. Olho aquilo e digo: isto é uma associação. Porque estão associados por normais jurídicas, que põe direitos e deveres".

O equívoco não foi percebido por Temer no momento. O presidente continuou seu discurso usando outros exemplos para organização de sociedade.