Topo

Animado com recepção de Renato, Fla reúne esforços para tentar contratação

Renato Gaúcho é o sonho de consumo do Flamengo: cenário está aberto na negociação - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Renato Gaúcho é o sonho de consumo do Flamengo: cenário está aberto na negociação Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/04/2018 04h00

O Flamengo vai com tudo para tentar a contratação de Renato Gaúcho. Sonho de consumo da diretoria do clube, o técnico do Grêmio se mostrou receptivo ao interesse rubro-negro. Sabedor de que a negociação é complicada, o clube carioca se agarra na pequena possibilidade da transferência e reúne esforços com o objetivo de apresentar uma proposta vantajosa ao profissional.

A força-tarefa é financeira e política. O primeiro ponto diz respeito ao orçamento, de forma que o Flamengo ofereça um salário superior ao que Renato recebe no Grêmio e consideráveis bonificações por metas alcançadas. Mas só o fator econômico não seduzirá o treinador, que sempre deseja um projeto esportivo com garantias de realização.

Renato sabe que um trabalho de nível no Flamengo o colocará de vez em outro patamar entre os treinadores. Não é segredo que ele sonha em dirigir o Rubro-negro, onde também é ídolo, principalmente para os torcedores que viveram a década de 1980.

Além de uma proposta bem amarrada, o Flamengo sabe da necessidade de oferecer um compromisso com o prazo maior do que os oito meses restantes da gestão Eduardo Bandeira de Mello. Como Renato é um nome de consenso, figuras influentes da política rubro-negra estudam a costura de acordos com futuros candidatos. A expectativa é a de que, mesmo com a troca da administração na eleição de dezembro, haja aprovação para um vínculo com o técnico que ultrapasse o prazo do atual mandato.

Renato Gaúcho costuma assumir compromissos por dois anos e não será diferente se decidir pela transferência ao Rubro-negro. Por isso, as conversas já acontecem na esfera política, embora que ainda informalmente.

A mobilização na Gávea pelo técnico é definitiva. Todos sabem que a possibilidade de a negociação se concretizar ainda é reduzida, mas o fato de Renato ter deixado o cenário aberto após a goleada do Grêmio na última quarta-feira (4) animou os dirigentes.

“Sobre o Flamengo não quero falar nada. Todo mundo escreve, fala e comenta tanta coisa. Não estou preocupado com o Flamengo. Sou funcionário do Grêmio e temos uma decisão. Outro dia conversei algumas coisas com o presidente sobre esse assunto. A minha cabeça está totalmente voltada para o jogo. Domingo, talvez, eu possa ter uma resposta diferente. Mas agora a minha cabeça está na final”, afirmou.

Se a negociação com Renato não der certo, Cuca e Maurício Barbieri são os nomes em pauta. Ambos, porém, enfrentam resistência na Gávea. Apenas Renato tem a aceitação dentro e fora das quatro linhas. Tirá-lo do Grêmio é tarefa das mais difíceis, mas o Flamengo acredita na chance que se apresenta, mesmo que seja pequena.