Topo

Com contrato curto, ex-Real Madrid volta ao Coritiba "salvo" por Zidane

Abner e Zidane, no Real Madrid Castilla: carreira não acabou por força do craque francês - Divulgação
Abner e Zidane, no Real Madrid Castilla: carreira não acabou por força do craque francês Imagem: Divulgação

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

10/04/2018 18h15

Abner está de volta ao Coritiba após desistir de encerrar a carreira por recomendação de Zinedine Zidane, técnico do Real Madrid e carrasco do Brasil na Copa de 98. O lateral-esquerdo, porém, tem um contrato curtíssimo com o Coxa, apenas até 31 de junho, numa operação feita para conseguir que ele atuasse no Brasil ainda durante a janela de transferências encerrada em 2 de Abril.

Abner - Comunicação CFC - Comunicação CFC
Abner voltou ao Coxa com contrato curto
Imagem: Comunicação CFC

Isso porque Abner ainda tem contrato até 2021 com o PSTC, pequeno clube do interior do Paraná - e havia sido emprestado para o Real Madrid. Da Espanha, acabou repassado ao Estoril mas, sem se adaptar, pediu para retornar ao Brasil, ao Coritiba, onde terminou a formação. Ao final do contrato curto de empréstimo, o Real Madrid poderá exercer opção de compra junto ao PSTC e um novo acordo poderá ser costurado.

Zidane evitou aposentadoria precoce de Abner

Após três lesões nos joelhos, Abner, ainda pelo Real Madrid, pensou em parar de jogar. Foi Zidane que o impediu de encerrar a carreira. “O Zidane me elogiava, me elogiou fisicamente. É uma peça importante na minha carreira, por que da segunda para a terceira lesão no joelho, eu cheguei no vestiário e pensei em desistir da carreira. Pra mim foi um baque, pensei em desistir. Mas o Zidane conversou comigo, falou que eu era muito jovem e tinha muito pela frente.”

A volta ao Coritiba é vista como um reinício, ainda que Abner discorde de que tenha queimado etapas ao sair com apenas um jogo pelo profissional do clube e apenas 18 anos. “Desde quando começou a possibilidade de conseguir voltar, nunca tive dúvidas da minha decisão. Eu acho que não queimei etapa. O sonho de todo jogador é jogar na Europa, o meu não é diferente. Surgiu a oportunidade de eu sair, como eu tinha esse sonho, saí. Tive algumas lesões que atrapalharam muito. Estou de volta, espero corresponder à expectativa de todos.”

Abner atuou em 35 jogos de 2014 para cá, pelo Real Madrid Castilla e pelo Estoril, de Portugal. Seu único jogo como profissional do Coxa foi em 2013, ainda com 17 anos, um 2 a 2 com o Goiás, pela Série A.