Topo

Com reforços e definições, Corinthians traça plano para evoluir após título

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

10/04/2018 04h00

A renovação de contrato com o veterano Emerson Sheik para mais um semestre, praticamente confirmada pelo treinador Fábio Carille, deve ser só uma das medidas do Corinthians para a sequência da temporada. Bicampeão paulista, o clube procura revelações dos Estaduais e ainda vê urgência na busca por um centroavante, mas espera dar oportunidades ao jovem Matheus Matias nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Além disso, Carille tem um plano para as próximas partidas.

Segundo explicou o treinador na noite da última segunda, as muitas variações táticas e de peças colocadas em prática no mata-mata do Paulistão devem ser substituídas, assim que possível, por um time base mais consolidado. Esse é o plano de Carille, mas ao mesmo tempo o treinador admite que vai ser difícil fazer a curto prazo.

"Por enquanto, vamos jogo a jogo, vamos olhando bastante o adversário. Mantemos as ideias e princípios de compactação. Procuramos uma formação tática ideal de acordo com nosso elenco. (...) Enquanto a gente não acha a forma tática, o entrosamento fica mais difícil. Passa por ideia minha. Quando sentir firmeza nos 11 principais, a troca de passes, as triangulações e a posse de bola vão aumentar. É muito necessário para o Corinthians hoje", admitiu Carille.

Centroavante é o maior objetivo. Não será Gustagol

Carille planeja dar primeiros minutos a Matheus Matias no Brasileiro - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Carille planeja dar primeiros minutos a Matheus Matias no Brasileiro
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Gerente de futebol, Alessandro Nunes explicou que o clube ainda quer um jogador de referência para o comando do ataque. Vale lembrar que a janela para reforços do exterior só abre após a Copa do Mundo, então por enquanto apenas jogadores do futebol nacional podem ser contratados.

"O título dá uma tranquilizada, sim, mas a responsabilidade de ter um atacante goleador existe. Nosso centroavante recentemente foi artilheiro do Brasil, que é o Jô. Desde que a comunicação seja clara em relação ao presidente, diretor e treinador, não há problema [na demora pela aquisição]. Nós conversamos, tomamos as decisões, explicamos os motivos sobre se decidir ou não a vinda de um centroavante", comentou Alessandro.

Carille citou que cada vez mais se pode considerar Emerson Sheik como opção para esse setor, e também disse ter um plano. "Vamos dar oportunidade ao Mateus, que está chegando do ABC. O Emerson chegou a decidir na Libertadores e contra o Mirassol, é um atacante a mais", declarou o treinador. "Mateus tem característica de fazer gols, não fica muito tempo com a bola, domina e chuta. É um atleta de oportunidade, o Brasileiro e Copa do Brasil trazem essa oportunidade no timing correto, sem uma pressão maior", complementou Alessandro.

O gerente de futebol ainda explicou que, apesar de rumores, o retorno de Gustavo não é um plano para 2018. O centroavante tem grandes números na temporada [16 gols em 17 jogos], mas deve seguir no Fortaleza. "Ele segue emprestado. Se faz importante a avaliação dele em performance o ano inteiro para termos uma avaliação mais longa", comentou Alessandro.

Há ainda a preocupação pela saída de atletas importantes, como é o caso do volante Maycon. O Corinthians e o Shakhtar-UCR estão próximos de um acordo por 6 milhões de euros pela transferência dele no meio do ano. Outro jogador muito assediado é Balbuena, que ainda não encaminhou sua renovação de contrato. Lucca puxa a lista de quem pode sair por falta de espaço e interessa a Internacional, Atlético-PR e outras equipes.

Revelações na mira do presidente

Nazário, ex-Cruzeiro, defende o Guarani desde 2017 - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Nazário, ex-Cruzeiro, defende o Guarani desde 2017
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Embora tenha hoje 35 atletas no elenco profissional e mais de 20 outros nomes emprestados ou afastados, o Corinthians ainda quer contratar mais. Se trata de um plano do presidente Andrés Sanchez para garimpar jogadores de potencial em equipes menores do país e repetir casos de sucesso como Paulinho, Felipe, Romarinho, Jucilei, Edenílson...

Nos próximos dias, essas negociações devem se intensificar e, segundo Sanchez, até sete jogadores podem chegar. Entre os nomes estudados por diretoria e comissão técnica está o de Bruno Nazário, meia do Guarani que foi destaque em campanha do título da Série A-2. O jovem de 22 anos pertence ao Hoffenheim-ALE, mas deverá ser emprestado a uma equipe brasileira depois de ampliar seu vínculo com os alemães. O Corinthians avalia ele e outros muitos.

"Essa ideia de jogadores jovens está acontecendo. O Mateus veio do ABC. Tem essa ideia desde que vieram jogadores jovens como se fez com Jucilei, Edenílson, que cheguem, encorpem, entendam o que é a ideia de Corinthians. Discutimos vários nomes ainda. Ainda não tratamos desse nome [Bruno Nazário], mas pode ser que me procurem essa semana para falar a respeito", explicou Carille.