Topo

Inter aproveita o recesso para mudar time, opções e formação

Odair Hellmann, técnico do Inter, comandou uma série de treinamentos no recesso - Ricardo Duarte/Inter
Odair Hellmann, técnico do Inter, comandou uma série de treinamentos no recesso Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/04/2018 04h00

Foram 20 dias sem jogos oficiais e muitas mudanças no Inter. O time que volta a ter competições no calendário na próxima quarta-feira passou por um processo de reciclagem durante o recesso e transformou-se mesmo praticamente sem novos nomes.

Foram apenas duas contratações e ambas já tinham estreado antes da parada. Tanto Rossi quanto Fabiano, agora, assumiram posto de protagonismo no time. Serão titulares na nova movimentação proposta por Odair Hellmann. O restante foram alterações de posicionamento das mesmas peças que já estavam no grupo.

Nova formação com D'Alessandro deslocado

A principal alteração na movimentação do Inter é tática. Em vez do 4-2-3-1 com D'Alessandro centralizado atrás do atacante, o time vermelho agora adota uma variação do 4-1-4-1 (sem a bola) com o 4-3-3 (com a posse da bola).

Desta forma, o gringo de 36 anos começou testado pelo lado direito com Wellington Silva na esquerda, mas o desempenho do ex-Fluminense nas atividades não foi considerado o melhor e logo alterações aconteceram. D'Ale foi deslocado para esquerda com Rossi entrando pelo lado direito.

Ao contrário do lado oposto, o argentino não precisa recuar para acompanhar o lateral da equipe adversária até o fim. O encarregado da cobertura é Patrick, que atua logo ao lado. D'Ale, mesmo iniciando as jogadas aberto, está livre para centralizar na trama com o atacante, por enquanto Roger já que Damião está lesioando.

Pottker de volta, Damião ainda não

O primeiro objetivo do Inter no recesso foi atingido. Nenhum jogador está mais entregue ao departamento médico. No entanto isso não significa que todos já estejam à disposição de Odair Hellmann.

O goleiro Danilo Fernandes cumpre o protocolo final de recuperação e ainda não será relacionado. Marcelo Lomba segue no gol. William Pottker está livre de qualquer problema e aos poucos retomará titularidade. Deve ser relacionado para o jogo. Por outro lado, Leandro Damião e Dudu começaram apenas o processo de recondicionamento físico.

Pressão, ritmo e escolhas

Algumas situações trabalhadas no período sem jogos mostram que a ideia do Inter é pressionar e adiantar as linhas. Nos trabalhos propostos, a principal conduta do time foi apertar o rival ainda no seu campo para reaver a bola o mais rápido possível.

Durante o período, também, jogadores que não vinham atuando ganharam ritmo. Rossi, que vinhe de suspensão no futebol chinês, Fabiano, que tinha apenas um jogo na temporada antes de chegar ao Inter, e Rodrigo Moledo, que só se firmou na equipe no fim do Gauchão, são exemplos disso.

E se uns ganharam espaço, outros não tiveram o mesmo aproveitamento de tempo. Camilo está ainda mais atrás na disputa por posição. Nico López chegou a ser testado no time de cima mas também não deu certo. Klaus tornou-se reserva de Moledo e mesmo quando estiver 100%, Danilo Fernandes não tem regresso garantido.