Topo

Inter aguarda 'sim' do Santos para anunciar Zeca. Clubes mantêm percentual

Zeca troca o Santos pelo Internacional e Eduardo Sasha faz o contrário - Ale Cabral/AGIF
Zeca troca o Santos pelo Internacional e Eduardo Sasha faz o contrário Imagem: Ale Cabral/AGIF

Marinho Saldanha e Samir Carvalho

Do UOL, em Porto Alegre e Santos

11/04/2018 04h00

O Internacional aguarda o 'sim' do Santos de forma oficial para anunciar o lateral Zeca, de 23 anos. O presidente do clube paulista já indicou que isso ocorrerá até o fim da semana e é exatamente o prazo em que o Colorado quer ter definida tal situação.

A negociação se dará com a ida de Eduardo Sasha, de 26 anos, em definitivo para o Peixe. O Inter mantém 20% dos direitos econômicos dele. Já Zeca também assina com o Colorado em definitivo com 20% dos direitos mantidos pelo alvinegro.

O plano inicial é de ofertar a Zeca um vínculo próximo a três anos em Porto Alegre. O Internacional já tem bases definidas para o acerto com ele.

Segundo apurou o UOL Esporte, o comando do Internacional se surpreendeu com as declarações dadas na noite de terça-feira pelo presidente do Santos, José Carlos Peres. Em entrevista à Rádio Globo, o mandatário disse que o acordo está próximo.

"O negócio com o Inter está adiantado. Negócio será definitivo. Sasha fica aqui (em Santos) e Zeca vai para lá. Santos ficará com uma parte dos direitos econômicos do jogador. Algo que deve se concretizar entre quarta e quinta", disse.

É exatamente a concretização dessas palavras que são aguardadas em Porto Alegre. Depois de tantas idas e vindas na negociação, com o Santos pedindo valores altos e recuando, pedindo atletas, e recuando, o clima é de expectativa e incerteza.

Publicamente, a direção do Inter adota a conduta de só comentar sobre uma negociação quando ela é oficializada. No entanto, o clube admite ter duas sondagens do exterior por Sasha e quer agilizar o processo de troca para caso não se conclua vender o jogador. Os interessados são Cruz Azul, do México, e Udinese, da Itália.

"O Inter, desde o início do litígio entre Zeca e Santos, demonstrou interesse no jogador. Odair conhece ele da seleção brasileira olímpica, é ótimo jogador. Mas o Santos parece estar querendo fazer leilão. Não vamos entrar em leilão. A gente recebeu sondagens pelo Sasha, existe a chance real de ocorrer proposta. Nossa prioridade é vender o Sasha. É uma necessidade do Inter e o melhor é vender quem não está aqui do que alguém que esteja no time. Vamos aguardar a abertura da janela", disse o vice de futebol gaúcho, Roberto Melo, ao UOL Esporte.

Em litígio com o Santos, Zeca está afastado do time. O lateral tem audiência marcada para 28 de abril, mas há alguns meses seu estafe já buscava um acordo com o Santos. Na Justiça, Zeca alega o não depósito de seu fundo de garantia, além de falta de segurança no trabalho.