Topo

Douglas terá avaliação e pode iniciar pré-temporada de um mês no Grêmio

Douglas volta a trabalhar no campo no CT do Grêmio. Retorno deve ser depois da Copa - Marinho Saldanha/UOL
Douglas volta a trabalhar no campo no CT do Grêmio. Retorno deve ser depois da Copa Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Do UOL, em Porto Alegre

12/04/2018 14h57

O protocolo de recuperação do meia Douglas se aproxima de um novo passo. Sem atuar desde fevereiro de 2017 quando rompeu os ligamentos do joelho esquerdo durante um treinamento, o Maestro terá avaliação no fim dessa semana e poderá deixar os cuidados médicos.

O camisa 10, até então, realiza algumas atividades físicas e treinos leves com bola. Ainda é supervisionado por médicos e fisioterapeutas.

Nesta semana ele passará por exames e se os resultados forem positivos será definitivamente entregue à preparação física, dando início a um processo de pré-temporada. O plano é de três a quatro semanas ainda sem jogar, mas com treinamentos de maior intensidade e já presença no grupo principal.

"O Douglas se encerra o protocolo clínico, médico, de cicatrização, esta semana. Vamos fazer algumas reavaliações, médica, de força, com os fisioterapeutas. Até aqui faz alguns trabalhos orientados e supervisionados pelos médicos e fisioterapeutas. Conosco fazia trabalhos de força e corridas no gramado. A partir dessas avaliações que irá fazer agora, com resultados positivos, vamos programar para ele uma espécie de pré-temporada. Normalmente quando de início de temporada duram de três a quatro semanas. Neste período conforme for evoluindo vamos recolocando ele em trabalhos com bola, como coringa, escape, não terá enfrentamentos individuais. Vai readquirindo confiança e fazendo movimentos mais próximos da atividade de jogo", disse o preparador físico Rogério Dias em entrevista coletiva.

Com 36 anos, Douglas passou por duas cirurgias. A primeira, no início de 2017, reconstruiu os ligamentos rompidos em uma jogada com o meia-atacante Tilica durante treinamento. A segunda, em outubro, ocorreu em razão do rompimento do enxerto utilizado na primeira operação. Sua última partida oficial ocorreu em 5 de fevereiro de 2017, contra o Caxias pelo Gauchão.

Cumprindo-se o prazo de mais um mês de pré-temporada, Douglas ficará totalmente apto a jogar apenas entre o fim de maio e o início de junho. Ou seja, somente depois da Copa do Mundo é que deverá novamente vestir a camisa tricolor.