Topo

Jovem Helinho passará por período de avaliação no profissional do São Paulo

Helinho, à esquerda, será observado de perto por Aguirre no São Paulo - Igor Amorim/saopaulofc.net
Helinho, à esquerda, será observado de perto por Aguirre no São Paulo Imagem: Igor Amorim/saopaulofc.net

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/04/2018 12h00

Nos próximos dias, o elenco do São Paulo terá uma novidade. O meia-atacante Helinho, de apenas 17 anos, será puxado do time sub-20 para enfrentar período de avaliação entre os profissionais. O processo deve durar duas semanas, para então a comissão técnica de Diego Aguirre decidir se promove agora ou se dá mais tempo para o garoto se desenvolver na base.

Esse é o modelo considerado ideal pelo Tricolor para a transição de Cotia para a equipe principal. Há um consenso de que a promoção imediata é arriscada para todas as partes: os atletas podem se acomodar com a chance no profissional e baixar o ritmo que apresentavam nas categorias inferiores ou ficarem com a imagem arranhada caso a comissão técnica entenda que a volta para o CFA Laudo Natel é necessária.

Nomes como Lucas Fernandes, Luiz Araújo e David Neres, além de outros menos conhecidos, passaram por processo semelhante. No ano passado, por exemplo, Léo Natel e Caique chegaram a treinar diversas vezes com Rogério Ceni, mas não se efetivaram no time principal. O segundo só foi subir nesta temporada, com Dorival Júnior, enquanto o primeiro acabou emprestado para o Fortaleza, dirigido pelo próprio Ceni.

Helinho completará 18 anos no dia 25 deste mês. Mesmo jovem, integra o time sub-20 desde o ano passado e ganhou posição entre os titulares durante a Copa São Paulo de Juniores de 2018, quando anotou um gol. Na Copa do Brasil da categoria, também já foi às redes uma vez, na vitória por 3 a 1 sobre o Brasil de Pelotas, quinta-feira passada, em Cotia.

Foi um belo gol do garoto, natural de Sertãozinho, no interior paulista, e oriundo do mesmo projeto esportivo onde Militão foi descoberto, o Camisa 10. O Tricolor se classificou e pega nesta quinta a Chapecoense, às18h, em Chapecó, no jogo de ida da segunda fase do torneio nacional.