Topo

Grêmio mantém solidez e fecha cinco meses sem levar gol com bola rolando

Com Geromel e Kannemann em campo, Grêmio tem ótimos números defensivos - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Com Geromel e Kannemann em campo, Grêmio tem ótimos números defensivos Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/04/2018 04h00

O empate com o Cerro Porteño-PAR fez o Grêmio chegar à marca de cinco meses sem levar gols com a bola rolando. Em intervalo de 160 dias, o Tricolor atuou 18 vezes com a defesa considerada titular e ela só foi superada em lances como escanteio, falta ou pênalti. O dado é usado para atestar o entrosamento de Pedro Geromel e Walter Kannemann, além de grande fase coletiva na hora de defender.

A última vez que o Grêmio foi superado defensivamente, em jogada construída pelo rival com bola rolando, ocorreu em 12 de novembro. Foi em partida com o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro, no estádio Alfredo Jaconi.

O dado estatístico leva em consideração apenas as partidas em que Renato Gaúcho escalou o time titular. Neste período, com equipe reserva ou o chamado 'Grêmio Transição', houve gol com bola em movimento.

A parceria entre Geromel e Kannemann é tratada como quase perfeita. O brasileiro apresenta grande rendimento em interceptações e ganha rasgados elogios pelo posicionamento. Já o argentino completa a dupla com vigor e imposição. Ambos realizam rodízio em relação ao lado em que atuam para manter o ex-San Lorenzo na marcação individual do atacante de referência. Assim, cabe ao antigo defensor do Colônia-ALE ficar na sobra e eventual cobertura. Tem dado certo.

Geromel tira bola em ataque do Real - Ahmed Jadallah/Reuters - Ahmed Jadallah/Reuters
Nem o Real Madrid conseguiu furar defesa do Grêmio com bola rolando
Imagem: Ahmed Jadallah/Reuters

Depois de empatar com o Vitória por 1 a 1, o Grêmio jogou outras quatro vezes em 2017 com time titular. Pegou Lanús-ARG duas vezes, na final da Libertadores, Pachuca-MEX e Real Madrid no Mundial de Clubes. Na Argentina, sem Kannemann, suspenso, e com Bressan em campo, levou gol de pênalti. Em Abu Dhabi, perdeu o título em cobrança de falta de Cristiano Ronaldo.

Neste ano, o Grêmio jogou mais 14 vezes com o time titular e igualmente não errou a marcação. A estreia da equipe principal foi com derrota para o Cruzeiro-RS, mas o gol do revés em casa foi de pênalti. Brasil de Pelotas, Independiente-ARG, Defensor-URU, Inter e Avenida-RS também conseguiram converter para cima de Marcelo Grohe. Contudo, nunca fugindo de lances como escanteios, faltas diretas e levantadas para área ou pênaltis.

Contra o Cerro Porteño, Marcelo Grohe fez duas grandes defesas em chutes de média e longa distância. A bola aérea defensiva, que já assustou ao longo do ano, não falhou também.

O último gol sofrido pelo Tricolor, aliás, foi em 28 de março. No segundo jogo da semifinal do Gauchão, diante do Avenida-RS. De lá para cá, o Grêmio fez 4 a 0 no Brasil de Pelotas, 4 a 0 no Monagas-VEN, 3 a 0 no mesmo Brasil de Pelotas e mais recentemente 1 a 0 no Cruzeiro - em jogo onde Geromel foi baixa por indisposição estomacal.

No domingo, o Grêmio volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. O time de Renato Gaúcho não terá a dupla Geromel e Kannemann: o argentino foi expulso na estreia, em Minas Gerais. Ainda assim, o Tricolor pode aumentar a boa fase defensiva, e da equipe como um todo, em duelo contra o Atlético-PR a partir das 19h (Brasília).