Topo

Fla se aproxima do Maracanã e pacote de jogos com Botafogo fica em 2º plano

Flamengo está próximo de fechar com Maracanã e deixou parceria com Bota em 2º plano - Nayra Halm/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Flamengo está próximo de fechar com Maracanã e deixou parceria com Bota em 2º plano Imagem: Nayra Halm/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Bernardo Gentile e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/04/2018 04h00

Sem poder contar com a Ilha do Urubu - o estádio passa por reparos - e diante do alto custo Maracanã, o Flamengo se viu próximo de fechar um pacote de jogos no Nilton Santos (Engenhão). As diretorias negociaram durante semanas, mas não chegaram a um acordo. O Botafogo queria um mínimo de partidas para fazer um "pacotão", mas o Rubro-negro desejava jogar na casa do rival menos do que o sugerido pelos cartolas de General Severiano.

O impasse foi criado e nenhum dos dois lados parecia disposto a ceder. Foi neste ponto que o Maracanã - sempre a primeira opção para o Flamengo - entrou novamente no circuito. A concessionária percebeu que ficar sem o Rubro-negro pelo restante da temporada não seria a melhor das alternativas. Desta forma, Flamengo e Maracanã costuram um acordo para viabilizar um pacote de partidas até dezembro, quando se encerra o mandato do presidente Eduardo Bandeira de Mello.

As conversas estão em andamento e o martelo ainda não foi batido. O Rubro-negro, por enquanto, não desistiu das negociações com o Botafogo. Só que a ideia passou a ser a de fechar acordos pontuais quando necessário ou com um número de partidas reduzido. O tema está em segundo plano no momento.

Mesmo que Flamengo e Botafogo não cheguem a um acordo, a relação entre os clubes é considerada boa. Isso faz com que o Rubro-negro possa jogar tranquilamente no Nilton Santos nos dias atuais. O único problema é que para fechar jogos avulsos o Flamengo gastará mais e está ciente das exigências do Alvinegro.

O clube da Gávea se viu em situação delicada em fevereiro, quando dois postes com refletores da Ilha do Urubu caíram durante uma tempestade que assolou o Rio de Janeiro. A área está em reforma e o local só terá condições de receber partidas após a Copa do Mundo. Por isso, o Flamengo busca um estádio para garantir os jogos.

A importância se estende ao Botafogo, mas por outros motivos. Com os cofres combalidos, o clube de General Severiano teria um dinheiro fundamental com o aluguel do Nilton Santos. Vale lembrar que a eliminação vexatória na Copa do Brasil, ainda na primeira rodada, afetou drasticamente o planejamento do Alvinegro na temporada. Por outro lado, o time conquistou o Campeonato Carioca e amenizou um pouco a situação, ainda que a diferença seja considerável entre as premiações das duas competições.