Topo

Santos disputa com Palmeiras promessa que já atuou ao lado de Rodrygo

Luis Phelipe está no sub-17 do Red Bull, clube em que tem contrato até janeiro de 2019 - Divulgação/RBB
Luis Phelipe está no sub-17 do Red Bull, clube em que tem contrato até janeiro de 2019 Imagem: Divulgação/RBB

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

21/04/2018 04h00

Destaque das categorias de base do Red Bull Brasil, o atacante Luis Phelipe está sendo disputado por dois grandes clubes do Estado de São Paulo: Palmeiras e Santos. O jogador de 17 anos estreou como titular de sua equipe no Campeonato Paulista da categoria e anotou um gol no último dia 7. Ele também soma gols marcados no Paulista sub-17 de 2017 e no Paulista sub-15 de 2016, despontando como promessa do interior paulista e atraindo interesse dos grandes clubes.

Tanto Palmeiras quanto Santos já têm negociações abertas com o Red Bull, mas enfrentam resistência: o clube-empresa não deseja liberar sua promessa, com quem tem contrato até janeiro do ano que vem, e estuda até mesmo promovê-lo ao elenco profissional para que ele se convença a permanecer. Os empresários do jogador, Vinicius Nascimento e Anderson Franciscon, disseram que não se manifestariam sobre as ofertas.

A curiosidade na situação de Luis Phelipe é que ele já foi jogador do Santos em categorias inferiores, até a dispensa no sub-13. No clube, ele foi contemporâneo de jogadores que hoje já são badalados internamente, como Lucas Lourenço, Victor Yan e até Rodrygo, que tem chamado atenção e feito gols no elenco principal. Após deixar o time alvinegro, o atacante defendeu a Portuguesa Santista nas categorias sub-13 e sub-15 até ser contratado pelo Red Bull no começo de 2016. O jogador é nascido na própria cidade de Santos em 12 de fevereiro de 2001.

Palmeiras e Santos querem Luis Phelipe para terminar o ano na categoria sub-17 e já firmar contrato profissional, pois o vínculo atual com o Red Bull é apenas de formação. Antes de definir o destino, o estafe do jogador buscará a liberação do time do interior, que paralelamente já abriu conversas para estender o vínculo. Ainda não há um prazo para as negociações serem definidas, mas os dois clubes já apresentaram termos contratuais aos empresários e ao próprio time que detém os direitos econômicos da promessa.

Pelo Campeonato Paulista sub-17, os três clubes jogam neste sábado: o Red Bull de Luis Phelipe recebe o Bragantino em Jarinu, o Palmeiras visita o Taubaté e o Santos joga em Mauá contra a Mauaense. Todos os jogos serão às 11h e válidos pela terceira rodada da competição.