Topo

Com ajuda de Danilo, auxiliar do Santos faz estágio com Guardiola e Gerrard

Lucas Matheus, do Santos, com Guardiola no Manchester City, da Inglaterra - Arquivo pessoal
Lucas Matheus, do Santos, com Guardiola no Manchester City, da Inglaterra Imagem: Arquivo pessoal

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

23/04/2018 04h00

O analista de desempenho do Santos, Lucas Matheus, que integra a comissão técnica de Jair Ventura, realiza estágio na Inglaterra. Com a ajuda financeira de Danilo, ex-lateral santista e que atua no Manchester City e também de atletas do alvinegro praiano, Luquinha, como é conhecido, tem acompanhado de perto o trabalho de Pep Guardiola, técnico do City, e de Gerrard, treinador do sub-18 do Liverpool.

Danilo, ao saber o sonho de Luquinha em fazer estágio com Guardiola, foi o responsável por pagar a passagem de ida e volta. Já os jogadores do Santos foram responsáveis por ajudar na hospedagem, alimentação e transporte do auxiliar na Inglaterra.

O lateral intermediou a relação de Lucas Matheus com Guardiola. Mesmo com os treinamentos fechados, ele pode acompanhar todo o trabalho do famoso treinador do City. Além disso, o auxiliar santista esteve no jogo de festa do título, contra o Swansea.

“Não tenho palavras para descrever o carinho. Por mais que os treinamentos aqui sejam mais fechados, isolados, ele permitiu que eu pudesse ver os treinamentos, a montagem dos treinos. A comissão dele ficou mais próxima de mim. Mostraram-me os relatórios, os vídeos, o que é passado para os atletas. Estou encantado”, afirmou Lucas Matheus ao UOL Esporte.

Gerrard - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Analista de desempenho com Gerrard
Imagem: Arquivo pessoal

Já o contato com Gerrard surgiu por conta da relação com Michael Beale, ex-auxiliar de Rogério Ceni no São Paulo. Hoje, ele é auxiliar dos treinadores do Liverpool nas categorias de base.

O analista de desempenho do Santos pôde acompanhar os treinos, instalações do clube inglês e também foi ao jogo do Liverpool, sub-18, comandado por Gerrard, diante do Manchester United.

“Meu objetivo aqui é conhecer a cultura do futebol inglês, as instalações dos clubes, os departamentos, os bastidores dos clubes na maior liga, que para mim é a Inglesa e, principalmente, conhecer todo o corpo técnico do Manchester City, que é o atual campeão. Colher o máximo de informações úteis e levar para o Santos para debater sobre todas essas experiências. Devemos sempre buscar crescimento, pois, depois dessa viagem, vi que eles estão a frente em grandes e pequenos detalhes que fazem a diferença”, explicou o auxiliar santista.

Lucas Matheus recebeu o aval de Jair Ventura e William Machado, gerente de futebol do Santos, para realizar a viagem. O comandante santista pediu para que o auxiliar colhesse a maior de informações possível e ainda enviou o livro de Pep Guardiola para ser autografado.

“Houve expectativa grande quando saiu a emissão da passagem. O Jair e o William me liberaram com grande felicidade. Ele disse pra eu colher tudo de bom para o nosso trabalho. Até mandou o livro dele do Guardiola pra autografar. Foi maravilhoso ter esse respaldo do meu treinador e do meu diretor. Fico feliz com esse respaldo e partir dele essa motivação”, disse.

Lucas Matheus embarcou no último dia 13 e retorna nesta terça-feira da Inglaterra. O profissional começou a exercer a função de analistas de desempenho em 2014, com o técnico Oswaldo de Oliveira, no Santos.