Topo

Brasileiros pelo mundo: David Neres faz golaço; Luisão complica o Benfica

Do UOL, em São Paulo

30/04/2018 04h00

O atacante David Neres continua arrasando os corações dos torcedores do Ajax. No domingo, ele marcou um golaço de fora da área na vitória de seu time sobre o Alkmaar. Foi o quarto gol em quatro jogos do garoto, fruto das categorias de base do São Paulo. Analistas disseram que ele se mostra cada dia mais apto a brilhar em uma liga ainda mais forte.

Por outro lado, o fim de semana foi horrível para outro brasileiro. O zagueiro Luisão, de 37 anos, teve participação nos três gols que o Benfica tomou do Tondela. A derrota praticamente tirou as possibilidades de o time chegar ao título português, deixando-o nas mãos do Porto. Ao menos um comentarista da TV portuguesa disse que o veterano capitão já não tem mais espaço no elenco e precisa ser substituído.

Veja como foi o fim de semana de outros brasileiros em campeonatos da Europa.

Foram bem

Douglas Costa ajuda Juve a vencer clássico dramático

O atacante da seleção brasileira teve participação fundamental na vitória da Juventus (de revirada) sobre a Inter, em Milão. Ele abriu o placar ao receber um lançamento na área e chutar cruzado. Empurrada pela torcida, a Inter viraria o jogo, mas a Velha Senhora conseguiu dois gols em dois minutos para tomar a frente e se isolar ainda mais na ponta do Italiano.

Com gol e assistência, Luiz Araújo consolida parceria com marfinense do Lille

O ex-são-paulino Luiz Araújo não se intimidou ao se infiltrar no meio da defesa do Metz para receber o passe de Nicolas Pepe. O gol abriu o placar do jogo. Depois, o brasileiro retribuiu o favor e serviu o marfinense, que fez o segundo. O Lille, que briga para escapar do rebaixamento, fechou o jogo em 3 a 1.

David Neres gira para fazer golaço pelo Ajax

A contratação mais cara da história do Ajax não está decepcionando. O quarto gol em quatro jogos foi uma pintura: o brasileiro recebeu de costas para o gol, girou, avançou para fugir da marcação e acertou um chutaço de esquerda, no ângulo do goleiro do Alkmaar, para selar a vitória por 3 a 0. 

Gabriel Jesus e Fernandinho celebram título do City ‘atropelando’ rivais

jesus - Stu Forster/Getty Images - Stu Forster/Getty Images
Imagem: Stu Forster/Getty Images

O Manchester City não teve grandes dificuldades para vencer o West Ham, em Londres, no domingo (29). A defesa do time da casa não parecia muito afinada e chegou a fazer gol contra. Aproveitaram-se então Gabriel Jesus e Fernandinho, que marcaram um gol cada na vitória por 4 a 1 da equipe de Pep Guardiola.

Foram mal

Luisão falha, e Benfica vê título mais distante

A torcida costuma dizer que existe um Benfica antes e outro depois da passagem de Luisão. Em Lisboa desde 2003, o capitão brasileiro encarnou como poucos o espírito da equipe “encarnada”.

Mas no último sábado (28), teve participação negativa nos três gols da derrota em casa para o Tondela. Com pouca mobilidade, ele perdeu na corrida pro autor do primeiro gol e foi driblado facilmente pelo do terceiro. Com a derrota, o Benfica praticamente entregou o título ao Porto.

Juan Jesus faz pênalti, leva vermelho, mas é ‘salvo’ por Alisson

O lateral Juan Jesus já tinha deixado uma avenida na esquerda do ataque do Liverpool pela Liga dos Campeões no meio da semana. No sábado (28), o brasileiro decepcionou a Roma outra vez. Cometeu um pênalti claro ao derrubar um jogador do Chievo dentro da área e acabou levando um cartão vermelho. Para sua sorte, o goleiro Alisson pegou o pênalti e a Roma acabou vencendo por 2 a 0.