Topo

Favorável ao VAR, Carille quer rapidez de árbitros para evitar polêmicas

Árbitros precisam conversar mais e tomar decisões rapidamente, diz treinador - Rodrigo Gazzanel;Ag. Corinthians
Árbitros precisam conversar mais e tomar decisões rapidamente, diz treinador Imagem: Rodrigo Gazzanel;Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

01/05/2018 00h01

Em meio às recentes polêmicas envolvendo a arbitragem no futebol brasileiro, a discussão a respeito da adoção do árbitro auxiliar de vídeo (VAR) voltou à tona. E o técnico do Corinthians, Fábio Carille, foi consultado a respeito nesta segunda-feira.

Em entrevista ao programa Bem, amigos!, do canal de TV por assinatura SporTV, Carille se disse favorável à adoção - mas sem que isso tire muito tempo de ação do jogo. "Com comunicação, que seja um negócio rápido", explicou.

A opinião vem um dia depois do jogo Atlético-MG 1 x 0 Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, jogo marcado por reclamações das duas equipes. O atacante Roger Guedes, autor do gol atleticano no segundo tempo, chegou a invalidar um gol marcado pelo próprio jogador - após 1min36s de paralisação, a arbitragem assinalou um toque de mão de Ricardo Oliveira no lance.

O Corinthians, por sua vez, reclamou um pênalti no primeiro tempo. Além disso, no lance do gol de Roger Guedes, os jogadores do time paulista pediram uma falta do ex-palmeirense em cima de Mantuan. No programa, porém, Fábio Carille analisou o lance como "normal".

Ainda assim, Carille cobrou posições mais rápidas de árbitros em decisões. Citando também o segundo jogo das finais do Campeonato Paulista de 2018 contra o Palmeiras, disse que árbitros, auxiliares e árbitros reservas precisam conversar melhor e tomar decisões mais rápidas.

"O que mais incomoda, que aconteceu no jogo contra o Palmeiras e no de ontem, é que, para mim, aquele fone não funciona. Acho que está de enfeite. Vem cara no banco, vai cara no quarto árbitro... Será que é tão difícil, em 20 segundos, vir e falar 'pegou na mão', 'não pegou', 'é gol'? Fica um bolo de jogador em cima do árbitro, um bolo de jogador em cima do bandeira, e o jogo vira um clima ruim. Acho que, em 20 ou 30 segundos, dá para resolver. A impressão que passa é que aquilo não funciona. Está ali de enfeite. Eles não se comunicam", disse.

O treinador ainda foi questionado a respeito da atuação dos árbitros mediante simulações do atacante Ángel Romero. Brincou na resposta, mas se esquivou e voltou a cobrar celeridade dos árbitros.

"Ah, eu estou feliz com ele assim, porque ele enche o saco dos jogadores", disse o técnico do Corinthians. "A questão da reclamação é que, se o árbitro resolve rápido, a reclamação termina", acrescentou.

Sequência fora de casa

Diante da primeira derrota do Corinthians no Brasileirão, o técnico Fábio Carille fez um alerta para o cansaço de sua equipe em meio à serie de jogos fora de casa. Antes de encarar o Atlético-MG no Independência, o time enfrentou o Independiente pela Libertadores, o Paraná pelo Brasileiro e o Vitória pela Copa do Brasil, todos como visitante.

"Está sendo um aprendizado muito grande. É um calendário apertado, mas a gente tem que encarar. O jogo de ontem deu sinais de cansaço - é uma equipe que briga muito e ontem não conseguiu brigar. O Atlético-MG foi para cima de nós mesmo", avaliou Carille, justificando o cansaço prematuro de seu time na temporada. "Os estaduais acabam fazendo a diferença", opinou.