Topo

Luan venceu boato sobre joelho e rejeição de Oswaldo para ressurgir no Galo

Titular incontestável com Larghi, Luan é um dos atletas mais identificados com o clube - Bruno Cantini/Atlético-MG/Divulgação
Titular incontestável com Larghi, Luan é um dos atletas mais identificados com o clube Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG/Divulgação

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

01/05/2018 04h00

Titular absoluto e maior ladrão de bolas deste Brasileirão, Luan teve que se reinventar e superar muitos problemas no Atlético-MG, de boatos sobre situação do joelho à rejeição de Oswaldo de Oliveira.

Em um passado recente, três aspectos incomodaram o jogador na Cidade do Galo: os rumores sobre a questão física, as poucas chances com o antecessor de Thiago Larghi e a possibilidade de saída no início do ano (faltando exatamente um ano para o fim do contrato, o atleta segue com o futuro indefinido). Mas ele permanece se destacando em campo. São 18 desarmes em três rodadas do Brasileiro, o que lhe rendem a liderança absoluta do quesito.

Boatos sobre quadro clínico irritaram o jogador

Luan, do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Apesar da relação próxima com o clube, pelo qual venceu Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil, Luan teve problemas nos bastidores. O primeiro foi referente aos boatos sobre a situação de seu joelho direito. Entre 2016 e 2017, o atacante acumulou problemas físicos. O principal foi uma lesão no joelho direito, que precisou até de intervenção cirúrgica. A reincidência de lesões na perna direita fez com que um boato fosse espalhado durante o tratamento: um eventual problema crônicos no joelho. A especulação causou a ira do jogador. Ele solicitou uma reunião com membros do departamento médico, chefiado por Rodrigo Lasmar, para evitar que o assunto fosse disseminado. Mas não conseguiu evitar o fato. Publicamente, chegou a mostrar insatisfação sobre o assunto mais de uma vez.

"Isso é umas mentiras que plantaram (que não pode ter uma sequência de jogos). Da mesma forma que falaram que eu tinha problema no joelho, eu não tenho mais nada, fui curado e foi comprovado isso. O mais importante é que eu estou bem, não deixo que nada que venha de fora possa atrapalhar meu psicológico", desabafou o jogador após o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro.

Relação com Oswaldo de Oliveira

Oswaldo de Oliveira no Atlético-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Restou a Luan conviver com os rumores e realizar o longo processo de recuperação. Mas aí veio um novo problema: a presença de Oswaldo de Oliveira no comando técnico do Galo. Ninguém fala abertamente sobre o fato, mas o técnico não era fã do futebol de Luan. Pilar do time que venceu a Copa do Brasil 2014 e do vice-campeonato do Brasileiro 2015, o atacante não estava entre os prediletos do treinador.

Oswaldo chegou ao Atlético em outubro de 2017 e teve Luan à disposição por sete vezes. Por seis ocasiões, o atacante jogou, mas todas elas saindo do banco. Em 2018, o atleta ganhou atenção especial no início da temporada de jogos, mas seguiu com poucas chances e só atuou por duas vezes, ambas saindo do banco.

Atleta chegou a ser liberado para negociar futuro

Antes escanteado, Luan chegou a escutar da diretoria que não estava nos planos. Recebeu de Alexandre Gallo, atual diretor de futebol, a permissão para negociar com outro clube em um contrato igual ao do lateral direito Marcos Rocha com o Palmeiras. Hoje, o mesmo diretor alega que Luan é sim prioridade no clube e afirmou discutir em breve a renovação do contrato.

Thiago Larghi - Bruno Cantini/Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Como não houve nenhuma conversa concreta, Luan permaneceu na Cidade do Galo e só passou a ter chances quando o interino Thiago Larghi assumiu a equipe. Com o treinador/interino, a história tem sido diferente. O jogador participou de 19 dos 20 jogos, sendo 10 na condição de titular. Há mais de um mês, é considerado titular absoluto e passou a ficar entre os suplentes apenas nos compromissos que Larghi optou por mesclar a equipe ou utilizar um time reserva.

Hoje, ele atua em uma posição distinta da que estava acostumado. Luan é escalado ao lado de Adilson e Gustavo Blanco no meio de campo. Ele tem a incumbência de marcar e iniciar as jogadas da equipe. Jogando na função de volante, tem agradado à comissão técnica, tornou-se o maior ladrão de bolas neste início de Brasileirão.

Contrato será renovado?

Com vínculo até 30 de abril de 2019, Luan ainda não sabe se ficará no Atlético. O jogador diz não ter sido procurado para falar sobre sua situação. O clube, porém, dá outra versão sobre a sua manutenção.

"Não chamaram não (pra renovar), mas estou tranquilo. O contrato vai acabar naturalmente, tenho mais uns meses para assinar um pré-contrato. Espero que eles não deixem acontecer isso, por tudo que venho fazendo e fiz pelo clube. Espero que não demore muito para pelo menos conversar", disse à Rádio Itatiaia.

A queixa de Luan contrastou com a versão dada por Alexandre Gallo, diretor de futebol do Atlético, que alegou ter ocorrido uma falha na comunicação. Segundo Gallo, uma reunião já está marcada com Beto Rappa, empresário do atleta, para o dia 7 de maio.

Luan, em treino do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

"Nós tivemos uma conversa na quinta-feira com o Beto (Rappa), representante dele. Ele está viajando para fora do Brasil. Marcamos um encontro para o dia 7 de maio. Inclusive, pedi a ele que avisasse o atleta na quinta-feira, mas ele está fora do Brasil, talvez uma falha de comunicação. Mas já iniciamos a conversa. Avisamos ao Luan que a gente procuraria até o fim deste mês (abril), tanto ele quanto o agente. Temos uma reunião definida quando o empresário voltar ao Brasil", disse.