Topo

Pilhado e "sem perna", Corinthians vê rivais se aproximarem após derrota

Corinthians sofreu dois gols no primeiro tempo e acabou derrotado em Itaquera - AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA
Corinthians sofreu dois gols no primeiro tempo e acabou derrotado em Itaquera Imagem: AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

03/05/2018 04h00

A expulsão do jogador mais experiente em campo, atrelada a um cansaço físico cada vez mais evidente, marcaram a primeira derrota do Corinthians na Libertadores 2018. Sem intensidade e com um atleta a menos após Emerson Sheik receber cartão vermelho no fim do jogo, o time alvinegro viu o Independiente vencer por 2 a 1 em Itaquera e reabrir a disputa no Grupo 7. Clique aqui para ver os gols da partida.

A derrota para os argentinos ocorreu depois de o time disputar seis jogos em apenas 17 dias. Atrás no placar por mais de 90 minutos, fato que segundo os próprios jogadores intensificou o cansaço, o Corinthians se viu sem a famigerada intensidade em campo.

Em contrapartida, mostrou-se pilhado com algumas decisões do árbitro. Carille chegou a discutir com o volante Domingo no intervalo. Aos 36 minutos do segundo tempo, Sheik, aos 39 anos, agrediu Sanchez Miño sem bola e freou a busca corintiana pelo empate.

Os jogadores do Corinthians evitaram dar desculpas, mas não deixaram de mencionar a situação vivida pelo time. Balbuena, por exemplo, frisou que o jogo foi atípico e citou o acúmulo de compromissos. Segundo ele, os jogadores já se sentem a desgaste físico há dois jogos.

"O corpo sente, já desde o jogo contra o Vitória a gente já sentia um pouco o cansaço, muitas viagens, acordar cedo, aeroporto. Somando a intensidade e o cansaço do jogo leva a uma certa fadiga. Mas não colocamos isso como desculpa", disse o capitão do Corinthians no jogo.

Carille também citou uma "sonolência" do time no começo do jogo e, enfim, deu mostras de que irá poupar jogadores no Campeonato Brasileiro - mesmo com a sequência de quatro jogos fora de casa, o treinador manteve força máxima no empate sem gols com o Vitória e na derrota para o Atlético-MG.

Perdão dos companheiros

A expulsão de Sheik, que não passou na zona mista após o jogo e se manifestou apenas nas redes sociais, também foi abordado pelos corintiano. Balbuena e Jadson lamentaram a atitude, mas frisaram que o elenco estará ao lado do atacante.

Sheik - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Emerson Sheik levou cartão vermelho por agressão depois de dois minutos em campo
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

"O Sheik, que não é assim. Hoje deu tudo errado. Não tem desculpa o que ele fez, mas a gente sabe que ele não é assim. Alguma coisa deve ter acontecido. A gente tem o grupo muito fechado e está com ele 100%", disse o zagueiro paraguaio.

Jadson, por sua vez, ressaltou a experiência de Sheik e ainda ressaltou que a expulsão não foi comentada no vestiário. "Todo mundo está de cabeça quente. Amanhã a gente conversa. Na vida todo mundo erra e quando isso acontece tem de estender a mão. Somos um grupo. Precisamos de todo mundo", frisou.

Independiente na briga

A vitória do Independiente em Itaquera recolocou os argentinos na briga por uma vaga no mata-mata. O Corinthians ainda é líder da chave, com sete pontos. O algoz corintiano soma, agora, seis pontos, mesmo números do Deportivo Lara, da Venezuela. Todos têm mais dois jogos na fase de grupos.

Carille lamentou o fato de o Corinthians ter "colocado o Independiente na briga". Maycon seguiu a mesma linha e frisou que o grupo tinha consciência dessa situação. "Se a gente ganhasse, poderia ter eliminado eles. Uma equipe muito forte. Não conseguimos jogar bem", afirmou o volante.

O Corinthians seguirá a maratona até a parada da Copa do Mundo. A equipe recebe o Ceará em Itaquera no domingo às 11h (horário de Brasília). Em seguida, decide a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil com o Vitória, novamente em casa, na quinta-feira. Os corintianos enfrentam o Palmeiras três dias depois e emendam uma viagem à Venezuela para medir forças com o Deportivo Lara.