Topo

Corinthians vê queda brusca do público após reajuste de preços na Arena

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

04/05/2018 04h00

Recorde atrás de recorde e sucesso de público nas arquibancadas. O Corinthians se acostumou com esse cenário em meio às conquistas em campo em 2017 e 2018. O clube, porém, passou viver uma fase mais modesta nos últimos jogos, com queda brusca no número de torcedores presentes até mesmo em jogos importantes.

A nova era coincide com a postura do clube em relação aos preços: o ingresso do setor mais barato passou de R$ 40 para R$ 54 em março passado - esse valor é cobrado dos não-sócios, que recorrem à internet ou à bilheteria.

O mais novo capítulo dessa história se deu na noite da última quarta-feira, quando pouco mais de 34 mil espectadores assistiram à derrota por 2 a 1 para o Independiente-ARG. Semanas antes, novamente pela Libertadores, 31.524 pagantes estiveram na Arena Corinthians para acompanhar a vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Lara-VEN.

A queda fica mais evidente quando o número é comparado à média histórica do Corinthians em jogos da Libertadores em Itaquera. Nas edições anteriores, o clube registrou quase 40 mil torcedores em cada uma das nove partidas disputadas nas edições 2015 e 2016.

No Campeonato Brasileiro a situação é parecida. Campeão com média um pouco superior a 40 mil pessoas por jogo, o Corinthians estreou contra o Fluminense em Itaquera para um público de 28.777 pagantes. Nas finais do Campeonato Paulista, o clube conseguiu encher a casa mesmo com os ingressos mais caros: 43 mil torcedores viram os clássicos contra São Paulo e Palmeiras.

Aumento a partir da Libertadores

O reajuste de preços dos ingressos entrou em vigor em março, justamente na estreia do Corinthians na Libertadores. Naquela oportunidade, o valor da entrada de valor mais elevado passou de R$ 178 para R$ 228, variação de 28%. Nos outros setores da Arena, o aumento chegou a ultrapassar a marca de 30% - para ver a partida atrás de um dos gols (Setor Sul), o torcedor não-sócio passou a desembolsar R$ 72 em vez dos antigos R$ 54.

Corinthians 2 - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Corinthians teve média de 40 mil no Brasileiro 2017; 28 mil viram a estreia de 2018
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Essa variação de preço, de 2017 a 2018, ficou acima da inflação do período. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice oficial do Brasil fechou o ano passado em 2,95%, ou seja, o ingresso mais barato teria de passar de R$ 40 para R$ 41,18. O valor cobrado é de R$ 54, quase 12 vezes mais.

O reajuste, no entanto, respeitou a inflação quando a temporada 2016 é inserida à análise. O Corinthians decidiu reduzir os valores do ingressos ao fim daquele ano, ainda na gestão Roberto de Andrade. mudando o ingresso mais barato de R$ 50 para R$ 40. Esse valor cobrado em 2016, corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), corresponderia a R$ 55 hoje.

Procurado pela reportagem do UOL Esporte, o Corinthians disse que não costuma divulgar a política de preços dos ingressos dos jogos. O clube, porém, disse que a queda de público ocorreu por causa de outras situações.

"O valor médio praticado atualmente é mais baixo do que de outros já cobrados na mesma competição, o que demonstra que a diminuição do público presente à Arena é devida a outros fatores além do preço", disse o Corinthians por meio da sua assessoria de imprensa.

Em 2016, também na Libertadores, o clube decidiu aumentar os valores dos ingressos antes da partida contra o Nacional, nas oitavas de final. Naquela ocasião, o preço da entrada mais barata passou de R$ 50 para R$ 60, de fato mais barato que o atual.

A prática, porém, não se estendeu aos jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil daquele ano. A postura da diretoria corintiana na atual temporada, sob o comando de Andrés Sanchez, é diferente, pois o aumento também ocorreu em jogos de outras competições.