Topo

Corinthians detecta Roger com déficit de força e traça programa particular

Presença de Roger como titular não foi garantida por Carille para time misto corintiano - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Presença de Roger como titular não foi garantida por Carille para time misto corintiano Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

05/05/2018 04h00Atualizada em 02/06/2020 01h32

Para estrear e, principalmente, ter uma sequência no Corinthians, o experiente Roger tem um obstáculo importante a superar. O UOL Esporte apurou que as avaliações feitas no jogador de 33 anos mostram níveis de força abaixo do desejado. Até por isso, as oportunidades até a parada da Copa do Mundo serão esporádicas.

No treinamento deste sábado, véspera do confronto com o Ceará em Itaquera, o treinador Fábio Carille definirá a equipe do Corinthians. Apesar da perspectiva de poupar até seis titulares desse jogo, ele não assegurou a estreia do centroavante e indicou que deve manter a configuração ofensiva sem um jogador de referência no setor. Apesar da relevância da questão tática, é certo que a comissão corintiana ainda espera pela evolução de Roger na parte física.

O assunto, aparentemente, não é tão confortável. Em respeito à saúde do atacante e ao Internacional, seu último clube, o preparador físico corintiano Walmir Cruz preferiu não falar sobre o tema. A reportagem também tentou estabelecer contato com Cristiano Nunes, preparador do Inter, mas, por meio de assessoria de imprensa, o profissional colorado também alegou razões éticas para não abordar o assunto.

Roger, vale lembrar, enfrentou uma doença importante no semestre passado: o centroavante foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor benigno em seu rim direito. Com isso, deixou de atuar por aproximadamente quatro meses, o que trouxe dificuldades naturais.

Entre membros do Internacional, a avaliação é que o aspecto físico pesou bastante para que ele não repetisse as boas atuações que teve com a camisa botafoguense em 2017. Na prática, o atestado é que Roger teve dificuldades em disputas corpo a corpo com zagueiros, um requisito importante principalmente para um jogador de área, que participa de muitos enfrentamentos pelo alto. Em 13 jogos com a camisa colorada, fez somente dois gols.

No Corinthians, a projeção é que Roger possa atuar com maior regularidade somente no próximo semestre. O jogador está indisponível para a Copa do Brasil, pois já defendeu o Internacional, e para a fase de grupos da Libertadores, já que não foi inscrito. Depois das nove rodadas até a pausa da Copa e um período de recesso, ele terá ao lado do grupo uma carga importante de treinamentos para atingir os níveis desejados para atuar e, quem sabe, ser titular.

Após publicação de reportagem, Corinthians divulga vídeo sobre Roger

Na tarde deste sábado, o Corinthians divulgou um vídeo com declarações do preparador físico Walmir Cruz a respeito da condição física de Roger, com foco sobre o item força. No dia anterior, a reportagem do UOL Esporte enviou ao departamento de comunicação do clube perguntas sobre o tema, mas o clube disse que o profissional não comentaria sobre esses aspectos. Ciente das informações, ainda assim, a comunicação corintiana não negou as informações apresentadas pelo UOL, que mantém o que foi afirmado inicialmente.

O gerente de futebol Alessandro Nunes, por sua vez, disse que a abordagem sobre o tema gerou "desconforto", mas preferiu não comentar sobre a condição física de Roger e não negou as informações. Já no vídeo publicado pelo Corinthians, Walmir faz elogios à condição de Roger, que na atividade de sábado foi indicado por Fábio Carille para compor os titulares e fazer sua estreia.

"Fizemos avaliações físicas previstas dentro do nosso protocolo. Ele já vinha treinando no Internacional. As avaliações físicas que fizemos com ele - tanto do ioiô, teste de potência aeróbia no campo, como avaliação de força e equilíbrio muscular, se apresentou muito bem. O atleta está equilibrado muscularmente, está com a força muito boa e nos testes de campo se apresentou na média do grupo. É um atleta que só precisa se adaptar à nossa metodologia para render um pouco mais. (...) A força se mede através de saltos, equilíbrio muscular. Ele demonstrou que está preparado e se solicitado vai corresponder nossa expectativa", comentou o preparador.