Topo

Técnico do PSG pede paciência com Neymar: 'Não está 100% adaptado a Paris'

CHARLES PLATIAU
Imagem: CHARLES PLATIAU

Do UOL, em São Paulo

07/05/2018 12h17

Unai Emery afirma ter entendido que Neymar não é apenas um jogador de futebol, mas também uma estrela midiática. Sobre o comportamento do atacante brasileiro, o treinador do PSG disse que Neymar é uma pessoa “humilde” diante de tantas pressões, mas que o jogador ainda não está plenamente adaptado a Paris.

“Ele ainda não está instalado 100% em Paris. A liga francesa, as dificuldades são diferentes, o futebol é diferente. Ele encontrou um PSG que o integrou em um grupo que o faz se sentir bem no jogo, que possa desfilar seu jogo”, comentou Unai para a “RMC Sport”.

O treinador vê o lado positivo da mídia sobre Neymar. Unai destaca que o PSG contratou o atacante justamente para que ele elevasse o nome do PSG dentro de campo e também no marketing. Essa dupla função de Neymar é compreendida pelo clube de Paris.

Unai diz que é preciso achar o “ponto de equilíbrio” na condução do Neymar jogador e estrela midiática.

“Eu não posso dizer que só quero que Neymar se comporte unicamente como jogador, porque ele também é uma estrela midiática. O que temos que fazer é evitar que isso [contratos de mídia] afete o futebol, e temos que nos concentrar no futebol, pois sabemos o que Neymar representa. Se estamos no treinamento e depois disso, Neymar tem que fazer quatro peças publicitárias, não é o melhor para o futebol, mas temos que entender que é uma dimensão midiática que o clube tem através dele, e eu sei que temos que proteger isso”.

Unai, que deixará o PSG ao fim da temporada, lamenta não ter tido Neymar para o segundo jogo da Champions contra o Real Madrid. No jogo de ida, o Real havia vencido por 3 a 1, no Santiago Bernabéu. Na volta, nova vitória do Real: 2 a 1.

“Um dos maiores arrependimentos é não ter tido Neymar contra o Real Madrid dentro do Parque dos Príncipes, porque com ele na equipe teria sido outra coisa, mas isso não podemos saber. O negócio é que com Neymar, tem que ter paciência. Nós ganhamos um ano com ele, fizemos 50% do trabalho com ele”.