Topo

Lesão volta a impedir ascensão de rival e estabiliza vaga de Lucas Lima

Lesão de Moisés abriu espaço para Lucas Lima entrar contra o Atlético-PR - Jason Silva/AGIF
Lesão de Moisés abriu espaço para Lucas Lima entrar contra o Atlético-PR Imagem: Jason Silva/AGIF

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

08/05/2018 04h00

A lesão muscular que deve tirar o meia Moisés de ação por pelo menos um mês no Palmeiras freou o melhor momento do jogador na temporada, quando ele havia desbancado Lucas Lima do time para o jogo contra o Atlético-PR. Assim como já havia acontecido com Guerra, de novo é o problema físico de um concorrente direto de Lucas pela vaga que consolida a titularidade do camisa 20.

No mês passado, após uma sequência de partidas abaixo da média de Lucas Lima que coincidiu com ótimas entradas de Guerra no segundo tempo, o venezuelano esteve a ponto de ganhar a posição. Uma inflamação no quadril, no entanto, o tirou da partida contra o Internacional no Campeonato Brasileiro, quando Lucas teve participação decisiva na jogada do gol que garantiu a vitória por 1 a 0.

Mantido na equipe, o meia se recuperou. Cobrado por Roger para ficar mais perto da área adversária e buscar menos a bola no campo defensivo, fez um belo gol por cobertura na vitória sobre o Boca Juniors na Bombonera. Só que para o jogo contra o Atlético-PR o treinador palmeirense preferiu a mobilidade e a pegada de Moisés na marcação com o objetivo de atrapalhar a saída de bola pelo chão que o rival gosta de fazer.

De novo, o azar de um companheiro acabou estabilizando a condição de Lucas Lima no time. Moisés se machucou antes dos 10 minutos e abriu espaço para o meia, que fez um bom jogo e ajudou o Palmeiras na tarefa de pressionar a defesa do Atlético-PR.

Apesar dos altos e baixos na temporada, Lucas Lima tem números individuais favoráveis com a camisa do Palmeiras. Ele é o líder de assistências do time, com seis passes para gol, sua especialidade. Roger, ainda assim tem cobrado mais dele, pedindo funções que seus concorrentes diretos costumam oferecer de forma mais natural: Guerra tem por característica buscar as costas dos volantes adversários, enquanto Moisés corre o campo todo e ajuda muito na marcação.

O esforço de Lucas Lima para seguir as orientações de Roger e tentar colocar seu futebol à disposição do coletivo tem gerado elogios internos. Agora, mesmo com Guerra recuperado do problema no quadril, a tendência é que o camisa 20 mantenha sua titularidade quando Roger optar por força máxima. O próximo compromisso do Palmeiras é nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, contra o América-MG, pela Copa do Brasil.