Topo

Palmeiras entra com mandado de garantia no STJD por impugnação de final

Palmeiras sustenta que houve interferência externa na arbitragem na final do Paulista - THIAGO BERNARDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Palmeiras sustenta que houve interferência externa na arbitragem na final do Paulista Imagem: THIAGO BERNARDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 15h32

Como previsto, a negativa do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) de aceitar o pedido de impugnação do Palmeiras sobre a final do Campeonato Paulista não acabou com as tentativas do clube. Nesta terça-feira (8), o time alviverde entrou com um mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e com um recurso voluntário no próprio TJD.

O objetivo do mandado de garantia é fazer o STJD obrigar o TJD a analisar o mérito da questão. Na última sexta (4), o presidente do tribunal paulista, Antônio Olim, emitiu despacho extinguindo o processo sem julgar o mérito, alegando que o Palmeiras havia perdido o prazo de dois dias a partir da publicação da súmula do jogo para pedir a impugnação.

Como mostrou o UOL Esporte, no entanto, o Palmeiras fez o pedido dentro do tempo correto. O clube também defende que, ao instaurar um inquérito para apurar se houve interferência externa na arbitragem da final, o TJD teria feito com que o prazo ficasse "congelado", mas o presidente do tribunal não interpreta assim.

Como o TJD não analisou o mérito, não é possível recorrer diretamente da decisão a uma instância superior como o STJD. Portanto, a saída encontrada pelo clube alviverde foi entrar com essa medida para forçar o tribunal a julgar o caso.

Já o recurso voluntário é dirigido ao Pleno do TJD, que reúne todos os auditores, e também pede que o tribunal reveja a decisão de Olim e julgue o mérito da questão.

Antes de indeferir o pedido de impugnação, o TJD já havia arquivado um inquérito, sem oferecer denúncia, após ouvir sete testemunhas. O Palmeiras sustenta que a equipe de arbitragem recebeu informações externas, o que é ilegal, para voltar atrás na decisão de marcar um pênalti sobre Dudu após oito minutos de paralisação.

Em meio às questões judiciais, o Palmeiras vai reencontrar o Corinthians no próximo domingo (13). Os times se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Corinthians, no primeiro dérbi após a polêmica final do Paulistão.