Topo

"Quebra-galho" em janeiro, Pablo Dyego sobe no Flu após giro pelo mundo

Pablo Dyego tem sido peça importante no elenco de Abel nesta temporada - Thiago Ribeiro/AGIF
Pablo Dyego tem sido peça importante no elenco de Abel nesta temporada Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/05/2018 04h00

Criado na base do Fluminense, Pablo Dyego teve de rodar o mundo até reencontrar o conforto de casa. Após passagens por Djugarden (Suécia), Legia Varsóvia (Polônia), Ottawa Fury (Canadá) e San Francisco Deltas (Estados Unidos), o jogador retornou ao Fluminense sob desconfiança.

Beneficiado pela dispensa em massa de atletas e problemas com o visto de Lucas Fernandes, Pablo, que vinha de um bom ano no clube californiano, foi chamado às pressas para integrar o elenco da Florida Cup. O papel de “quebra-galho” durou pouco. Durante o torneio amistoso, foi bem nos treinos, surpreendeu e ganhou uma vaga no grupo. Com boas atuações no ano e muita disposição, o camisa 7 é “quase titular” de Abel.

“O Abel sempre conversa com todos nós. Ele diz para o pessoal que não começa jogando treinar bem, para sempre deixar ele com dúvidas. E a gente tem feito isso. Espero que a gente continue com esse mesmo foco e com essa mesma pegada para que tenhamos um ano muito bom”, disse ele.

A ascensão do jovem de 24 anos é festejada pela equipe responsável pelas divisões de base do Tricolor. Idealizador do “plano de carreira” do clube, Marcelo Teixeira garante que o carioca inspirou a política implementada pelo Flu. Sem muito espaço na base, veio o empréstimo para a Suécia, uma semente que rende iniciativas semelhantes até hoje. Do elenco atual, Marcos Felipe, Ayrton Lucas, Marlon Freitas, Luquinhas e Calazans são “herdeiros” do jogador, já que fizeram parte do projeto tricolor que prevê o acúmulo de experiências mundo afora até o retorno para as Laranjeiras.

“Ele teve de enfrentar o frio, uma cultura totalmente diferente, outro idioma, fez amizades, namorou, aprendeu a lavar roupa e fazer comida. Voltou para Xerém muito mais confiante, uma outra pessoa”, lembrou Teixeira.

Com Pablo Dyego de olho em uma vaga entre os 11, o Fluminense já está na Bolívia, local da partida desta quinta diante do Nacional Potosí, às 21h45, pela Sul-Americana. Como a cidade de Sucre tem sido palco de protestos e algumas vias importantes estão fechadas, o Flu desembarcou em Santa Cruz de la Sierra. A mudança de rumo não estava nos planos do Flu, que desejava chegar na altitude de Potosí apenas horas antes do jogo. Com esta nova configuração, o elenco pegará um avião no dia da partida, saindo de uma cidade sem altitude para uma que está situada a 4.070 metros acima do nível do mar.