Topo

Torcedores acusam Atlético-MG de bloquear perfis com críticas no Twitter

Torcida do Atlético-MG se revolta contra a diretoria do clube - Thomás Santos/AGIF
Torcida do Atlético-MG se revolta contra a diretoria do clube Imagem: Thomás Santos/AGIF

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

09/05/2018 22h02

A relação entre Atlético-MG e torcida está estremecida. Pelo menos nas redes sociais. No dia seguinte à eliminação na Copa Sul-Americana, alguns apaixonados foram bloqueados pelo clube no Twitter.

A ação do departamento de comunicação causou ainda mais desgaste com os torcedores, indignados pela postura do presidente Sérgio Sette Câmara após o empate com o San Lorenzo, da Argentina.

A assessoria do Galo alega que baniu somente quem usou palavras ofensivas: "Qualquer mensagem que trate de violência, ameaça, homofobia e racismo, os autores são bloqueados", informou por meio de um comunicado. Embora adote esta postura, o Galo não mostrou mensagens com este conteúdo dos torcedores citados nesta reportagem.

Marcelo Melo Macedo, de 45 anos, foi um dos banidos pelo Atlético. Torcedor do clube, ele se irritou com a entrevista de Sette Câmara à Fox Sports. Contudo, diz não ter passado dos limites em suas reclamações nas redes sociais.

"Durante o dia, eu critiquei o presidente fortemente, porque ele difamou nossas conquistas de 1992 e 1997. Fiz várias reclamações durante o dia. Eu fiquei indignado durante o dia com as entrevistas dele. Fui entrar no perfil do Twitter e vi que também estou bloqueado", disse.

"Eu estou insatisfeito com essa resposta do Atlético, me colocando no balaio de pessoas que usaram palavras de baixo calão, homofobia, racismo ou apologia à violência. Não fiz nada disso. Eu quero que o Atlético pare com isso. O presidente não pode levar isso para a maior instituição de Minas Gerais. Ele difamou os nossos títulos", declarou.

A indignação é pelo fato de Sergio Sette Câmara chamar a Copa Sul-Americana de 2ª Divisão da Libertadores. Na mesma entrevista, ele cita que o Atlético já venceu duas edições de um torneio similar - a Copa Conmebol (1992 e 1997).

"Acho que a Copa Sul-Americana é a segunda divisão da Copa Libertadores da América. É assim que eu enxergo. Se ela tivesse esse valor muito grande, as duas copas que o Atlético já ganhou, a Copa Conmebol, teriam mais valor. E a gente não vê elas valorizadas assim. E naquela época quem classificação não era o nono colocado ou o décimo, era o segundo e o terceiro colocados do Campeonato Brasileiro ", disse à Fox Sports.

Marcelo Melo Macedo explica que a sua indignação é por conta da postura de Sette Câmara em relação à desvalorização dos títulos atleticanos:

"Aquilo me indignou. Eu fui às redes sociais e desabafei. Depois que ele deu uma entrevista dizendo que iria bloquear torcedor, eu já fiquei preocupado. E agora fizeram isso. Estou absurdado pelo que estão fazendo com o Atlético-MG. Em 1992, eu fui ao Lourdes, onde é o Diamond Mall (shopping que pertence ao Galo) hoje para assistir ao jogo contra o Olimpia (do Paraguai) em um telão", concluiu o atleticano de 45 anos.

Marcelo não foi o único a receber a proibição de visualizar o perfil do Galo. Há outros torcedores que se queixam do fato. Paulo diz ter recebido punição por uma simples crítica à parte gráfica das redes sociais.

"Fui bloqueado pelo perfil oficial do Galo por ter criticado a parte gráfica que vem sendo usada no Twitter. Critica construtiva por sinal. Estou profundamente chateado com isso. A intolerância chegou até no clube do povo?", indagou o torcedor em mensagem enviada ao diretor de comunicação Domenico Bhering.