Topo

Atlético-MG tem a ajuda de Fábio Santos para preparar um lateral reserva

Contratado por se destacar na Copa São Paulo, Kevin é preparado para estrear pelo Atlético-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Contratado por se destacar na Copa São Paulo, Kevin é preparado para estrear pelo Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

10/05/2018 04h00

Em março, sem muito alarde, o Atlético-MG contratou o jovem Kevin, de 18 anos, para fazer parte da equipe sub-20. A diretoria do clube, no entanto, já enxergava no lateral esquerdo que chegou do Audax-SP um potencial para logo ser aproveitado no elenco principal. E isso tem acontecido. Kevin é tratado pelo clube como o reserva de Fábio Santos, tanto que a contratação de outro atleta para a posição não é mais priorizada.

Apesar da condição de reserva de Fábio Santos, Kevin ficou no banco diante do San Lorenzo. Com o titular poupado, quem atuou na lateral esquerda foi Lucas Cândido, algo que já tinha acontecido no empate por 2 a 2 com o Ferroviário, pela quarta fase da Copa do Brasil. O processo de preparação pelo qual passa Kevin explica o fato de o jovem jogador ainda não ter estreado pela equipe principal.

Para que tenha condições de estrear profissionalmente, o lateral de 18 anos tem passado por uma rotina que inclui atividades específicas, período de treinos e jogos na equipe sub-20, concentração com os jogadores profissionais e até ida para o banco de reservas, como já aconteceu algumas vezes no Brasileirão e no empate sem gols com o San Lorenzo, pela Copa Sul-Americana.

Kevin está na Cidade do Galo desde março apenas. Por isso, o atleta tem passado por um treino específico para ganhar massa muscular. E até mesmo Fábio Santos tem sido importante nesse processo, já que o experiente lateral do Galo tem ajudado bastante sem novo companheiro com muita conversa e bastante orientação durante as atividades em que estão juntos.

“O Kevin é um menino do bem, é um jogo. Foi o que falei com ele, que um dia também já fui jovem. Eu também não tinha jogado um Campeonato Brasileiro ou uma Copa Libertadores, mas uma hora tive de jogar, ir para o mundo. Logo mais essa oportunidade para aparecer para ele, então o Kevin tem de trabalhar todos os dias da melhor maneira possível, observando os jogadores mais experientes, para aprender alguma coisa e saber lidar da melhor maneira possível. Nós vamos dar todo o suporte possível, para quando precisar ele poder ir bem e ficar com a gente aqui no Atlético por muito tempo”, disse Fábio Santos.

Lateral é resultado das mudanças na base do Galo

Camisa de Kevin preparada para o jogo com o San Lorenzo, pela Sul-Americana - Divulgação Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG
Camisa de Kevin preparada para o jogo com o San Lorenzo, pela Sul-Americana
Imagem: Divulgação Atlético-MG

De acordo com o balanço financeiro do Atlético, o custo das categorias de base superou os R$ 10 milhões em 2017. O retorno, no entanto, não foi o adequado, de acordo com a visão do presidente Sérgio Sette Câmara. Eleito em dezembro, o dirigente fez uma série de mudanças na base, incluindo o coordenador. O ex-atacante Marques entrou no lugar de André Figueiredo. Outros tantos ex-atletas do clube chegaram como observadores, como Reinaldo, um dos maiores ídolos da história alvinegra.

“Temos a ideia de fomentar um trabalho diferente do que vinha sendo feito, a gente respeita bastante o que aconteceu até agora. Mas alguns investimentos irão acontecer. O Atlético precisa evoluir na questão de revelar. Trabalhar com qualidade e não com quantidade. Naturalmente, com a mudança de visão da base, os investimentos irão acontecer. Queremos criar uma ramificação grande de observação técnica de todo o Brasil. Temos o mapeamento de 15 estados, para ter uma captação melhor”, explicou o diretor Alexandre Gallo, responsável por todo o futebol do Atlético, desde o profissional até a base.

Kevin enfrentou o Galinho duas vezes

O Galinho, como é chamado o time sub-20 atleticano, estava no grupo 23, ao lado do Audax, clube sede e então defendido por Kevin. Foram dois confrontos na Copinha, pela primeira fase, com triunfo paulista por 1 a 0, e pela terceira fase, que terminou empatado em 2 a 2 e o Atlético perdeu a vaga nas oitavas de final na disputa de pênaltis.

Inclusive, a desclassificação atleticana, que vencia o jogo por 2 a 0 até os 30 minutos do segundo, gerou muita insatisfação em Sérgio Sette Câmara. O presidente do Galo usou a derrota nos pênaltis como um exemplo para a quantidade de mudanças realizadas nas categorias de base.

“As mudanças não foram feitas por acaso...queremos um Galo MUITO melhor”, postou o dirigente, logo após a desclassificação, em 14 de janeiro.

Kevin foi titular nos dois confrontos e, na visão dos olheiros alvinegros, se destacou nas duas partidas. Como o Galinho e o Audax estavam na mesma sede, em Osasco, o lateral também foi observado muito bem. Poucas semanas depois, ele estava na Cidade do Galo, para integrar a equipe sub-20. A derrota para o Vasco, na estreia do Campeonato Brasileiro, foi a primeira vez do lateral no banco de reservas.