Topo

Embalado para o dérbi, Palmeiras volta a ligar alerta para erros defensivos

Antônio Carlos disputa lance com Rafael Lima no jogo contra o América-MG - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Antônio Carlos disputa lance com Rafael Lima no jogo contra o América-MG Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

10/05/2018 04h00

O mau momento que o Palmeiras viveu após a derrota para o Corinthians na final do Campeonato Paulista já é passado. O time está embalado por uma sequência sólida de resultados, com oito jogos seguidos sem perder e três vitórias consecutivas, e chega em alta para reencontrar o rival no dérbi de domingo (13), pelo Brasileirão. A defesa, porém, segue dando sinais de alerta.

Tem sido comum nos últimos jogos do Palmeiras o time atuar bem na maior parte dos 90 minutos, mas sofrer com erros defensivos pontuais e tomar pressão na reta final. Na vitória por 2 a 1 sobre o América-MG pela Copa do Brasil, por exemplo, o alviverde dominava o segundo tempo quando Antônio Carlos errou em uma saída de bola, foi desarmado e propiciou que o time da casa diminuísse o placar.

Edu Dracena, que ganhou a titularidade após Roger considerar que sua experiência poderia ser útil para tranquilizar a equipe em um momento de instabilidade e reduzir a quantidade de erros, avaliou que o sufoco que o Palmeiras levou no fim da partida foi desnecessário. "Poderíamos ter ficado mais com a bola. A gente tentou sair jogando, mas eles estavam marcando em cima. Tinha que ficar com a posse no ataque, não na defesa", disse.

Outros momentos recentes de desconcentração do setor defensivo palmeirense puderam ser vistos na estreia do Brasileiro, contra o Botafogo, quando Thiago Martins e Felipe Melo perderam duelos aéreos dentro da área e permitiram o empate do time carioca; e na vitória por 3 a 1 sobre o Alianza Lima, na Libertadores, em que Thiago Martins tomou uma bola nas costas e acabou cometendo pênalti ao tentar se recuperar.

Roger é sempre enfático ao não individualizar os erros e costuma apresentar um contexto coletivo para os gols sofridos. O treinador gosta que o time atue com a marcação mais adiantada, para tentar roubar a bola o mais próximo possível do gol adversário e assim expor menos a última linha defensiva. O Palmeiras tem se saído bem nessa tarefa, mas também tem dado sobressaltos na torcida com esses momentos de desconcentração.

Para o clássico na Arena Corinthians, Roger será obrigado a fazer uma mudança importante no sistema defensivo: o volante Felipe Melo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e dará lugar a Thiago Santos. O time alviverde é o visitante mais indigesto do Brasil, com 12 vitórias em 15 jogos fora de casa em 2018.