Topo

Ex-presidente do Grêmio e Clube dos 13, Fábio Koff morre aos 86 anos

Jeremias Wernek/UOL
Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/05/2018 08h16Atualizada em 10/05/2018 11h24

Fábio Koff morreu na madrugada desta quinta-feira (10), em Porto Alegre. Ex-presidente do Grêmio e do Clube dos 13, ele teve infecção generalizada após cirurgia no fígado, segundo informações dadas por familiares do ex-dirigente. 

Prestes a completar 87 anos, Koff chegou a ficar em coma por quase dois meses em 2015. O ex-mandatário gremista estava internado desde o dia 3 de maio, quando deu entrada por um mal-estar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital Moinhos de Vento. Foi constatada anemia severa e infecção hepática. Ele foi transferido ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e acabou não apresentando melhora, vindo a morrer às 7h20 desta quinta. 

Koff era o presidente do clube na conquista do Mundial Interclubes de 1983. Também sob sua gestão, o time ainda conquistou dois títulos da Libertadores (1983 e 1995) e venceu ainda o Campeonato Brasileiro de 1996 e a Copa do Brasil de 1994. A última vez em que presidiu o clube foi em 2014.

Considerado um símbolo no Grêmio e principal presidente da história do clube, a volta ao comando em 2013/2014 foi marcada pela renegociação do contrato da Arena do Grêmio. Não houve títulos na passagem recente pelo comando, mas atos que, sob a ótica do clube foram tão importantes quanto isso. 

Após uma dura negociação com a empreiteira OAS, Koff conseguiu reverter pagamentos previstos em contrato e até chegou a alinhar a compra da gestão do estádio, que não se concretizou devido aos problemas da empresa envolvida na Operação Lava Jato. 

Já sem as melhores condições de saúde, optou por não concorrer na eleição de outubro de 2014 e indicou Romildo Bolzan Júnior para sua sucessão. O sucessor de Koff no comando gremista homenageou o ex-dirigente. "Entristecido com a morte do Presidente Koff, eterno comandante que conduziu o Grêmio para suas maiores glórias. Expresso meus sinceros e profundos votos de saudade e sentimento de perda. Minha eterna gratidão ao Presidente", publicou Bolzan em seu perfil no Twitter

Koff foi responsável, também, pela contratação e recondução do técnico Luiz Felipe Scolari ao clube. E contratou outros que se tornaram ídolos da torcida, como Paulo Nunes, Jardel, Dinho, Arce, Rivarola, Adílson, entre outros. 

"Lamento profundamente o falecimento do Dr. Fábio Koff, que, como dirigente, amigo e pai, deixou uma marca na minha vida. Aprendi muito com sua convivência, que me fez crescer como pessoa e profissionalmente. Expresso, por isso, a mais profunda gratidão por todos momentos vividos ao seu lado. As minhas condolências à família Koff”, disse o técnico Luiz Felipe Scolari através de sua assessoria de imprensa.

Sempre respeitoso com rivais, Koff também tinha relação próxima com o Internacional. Era amigo pessoal de Fernando Carvalho, ex-presidente do Colorado, e carregava admiração do dirigente vermelho. 

"O Clube dos 13 faz falta hoje, ele foi um presidente atuante, importante, coordenava este processo, era uma liderança nacional. Atendia o interesse dos clubes, nunca se importou com nossa rivalidade, sempre foi justo e nos aproximamos muito por isso. Tratava todos da mesma maneira independente da nossa rivalidade. Uma pessoa maravilhosa. E também tendo esta postura, foi um magistrado e preservou isso embora todo amor que tinha pelo Grêmio", disse Carvalho à Rádio Grenal. "Nós convivíamos muito. Acabamos viajando juntos para unir receitas para o clube dos 13. As relações se estabelecem, se firmam, e depois dessas viagens por vários países, nossa amizade foi ficando mais forte", completou o dirigente.

No próximo sábado, o Grêmio usará uma tarja preta no uniforme durante o clássico Gre-Nal, pelo Campeonato Brasileiro, em homenagem póstuma a seu ex-presidente. O Internacional declarou luto de três dias e também deve usar uma tarja preta no uniforme no jogo deste sábado às 16h (de Brasília) na Arena. 

O corpo de Fábio Koff será velado na Arena. A partir das 15h o espaço do Saguão A será restrito a familiares e amigos. A partir das 15h30 será aberto ao público.  

Presidente do Clube dos 13 por 15 anos

Koff presidiu o Clube dos 13 de 1996 até o fim da entidade, em 2011. Foram seis mandatos, 15 anos. No comando, participou de inúmeras negociações e foi responsável por unir recursos de transmissão e conseguir melhores contratos para os clubes de futebol.

Ainda esteve diretamente ligado ao crescimento da entidade que representava as agremiações, inicialmente formada apenas por 13 clubes, mas que chegou a contar com 20. Além das negociações de direitos e patrocínios em grupo, o Clube dos 13 organizou o Brasileirão do ano 2000 devido ao Gama ter entrado na Justiça contra o seu rebaixamento no ano anterior.

O Clube dos 13 teve fim em 2011 após um duro debate com clubes e redes de televisão exatamente pro conta dos contratos de transmissão dos anos seguintes. A negociação dos direitos de transmissão dos jogos passou a ser feita de forma individual, como funciona até hoje.

Em nota, o Grêmio lamentou o falecimento do ex-presidente. Confira:

Com enorme pesar o Grêmio informa o falecimento do seu eterno presidente Fábio André Koff, nesta quinta-feira, aos 86 anos.

O Clube expressa toda consternação pela perda de um símbolo de sua história, responsável pela maior glória já alcançada dentro de campo, e solidariza-se com sua família, amigos e com a torcida tricolor.

O Internacional também prestou homenagem e se manifestou sobre a morte de Koff. Confira: 

O Sport Club Internacional lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-presidente do Grêmio Fábio André Koff, ocorrido na manhã desta quinta-feira (10/05). Multicampeão pelo tricolor nos anos 80 e 90 e presidente do Clube dos 13 até 2011, Koff completaria 87 anos no próximo domingo.

Em solidariedade à família, a amigos e à toda torcida gremista, a bandeira do Internacional ficará a meio mastro.