Topo

Fifa se reúne com 7 grandes da Europa por Mundial com 24 clubes

Infantino tem liderado esforços por novo Mundial de Clubes - AP Photo/Dmitri Lovetsky
Infantino tem liderado esforços por novo Mundial de Clubes Imagem: AP Photo/Dmitri Lovetsky

Do UOL, em São Paulo

10/05/2018 14h01

Representantes de sete clubes da Europa realizaram uma visita à Fifa na última quarta-feira para uma reunião privada que discutiu a possibilidade da criação de um Mundial de Clubes com 24 participantes a ser disputado a cada quatro anos, informa nesta quinta-feira o jornal americano “The New York Times”

De acordo com a publicação, estiveram no encontro dirigentes de Manchester United, Barcelona, Real Madrid, Manchester City, Juventus, Paris Saint-Germain e Bayern de Munique. Os clubes formam hoje o grupo de maior receita no futebol mundial, com faturamento combinado de US$ 4 bilhões (cerca de R$ 14 bilhões).

A Fifa busca o apoio da Uefa e dos principais clubes da Europa ao projeto de reformulação do torneio, que hoje é disputado anualmente por sete clubes. Há resistência inicial tanto da entidade europeia, assim como dos clubes e das ligas do continente.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, tem liderado os esforços para viabilizar tanto um novo Mundial de Clubes como uma fase global da Liga das Nações, torneio que seria disputado pelas seleções nacionais.

As propostas foram apresentadas durante a última reunião do Conselha da Fifa, em março em Bogotá, onde Infantino anunciou que um grupo de investidores poderia garantir receita de até 25 bilhões de dólares para estas duas competições. Os nomes dos interessados não foram revelados.

A Fifa prepara um formato renovado do Mundial de Clubes para 2021. O torneio contará com 24 equipes e será disputado a cada quatro anos em apenas 18 dias, o que significaria uma redução das partidas e datas ocupadas no calendário internacional ao longo desses quatro anos. Este modelo é uma alternativa ao Mundial de Clubes atual, disputado anualmente, e à Copa das Confederações.